São Paulo tenta evitar marca que só Flamengo sofreu, em 2009, e foi campeão brasileiro

34

GloboEsporte

Equipe carioca é única desde 2006 a ter três derrotas seguidas em campanha de título.

O São Paulo tenta evitar, neste domingo, contra o Athletico-PR, uma marca que só o Flamengo carrega numa campanha de título do Campeonato Brasileiro desde 2006: a de ter sofrido três derrotas consecutivas.

A equipe de Fernando Diniz lidera o Brasileirão com 56 pontos, três a mais do que o Internacional, atual segundo colocado. A vantagem para um vice-líder já foi de sete pontos, mas a distância caiu por causa de dois tropeços seguidos.

Publicidade

Nas duas últimas rodadas, o São Paulo foi goleado pelo Bragantino por 4 a 2 e perdeu o clássico para o Santos, em casa, por 1 a 0.

Em 2009, o Flamengo perdeu três seguidas entre o fim do primeiro turno e o início do segundo: para Grêmio, Cruzeiro e Avaí. Depois, seria derrotado só mais uma vez até conquistar o título, na última rodada, em outro duelo contra o Grêmio.

Diniz comanda o São Paulo domingo, contra o Athletico — Foto: Reprodução/Twitter

Diniz comanda o São Paulo domingo, contra o Athletico — Foto: Reprodução/Twitter

Neste domingo, o Tricolor vai a Curitiba para enfrentar o Athletico-PR, às 16h (de Brasília). Os donos da casa venceram três e empataram um nos últimos quatro jogos, mas têm desempenho mediano em casa neste Brasileiro, com 50% de aproveitamento.

Por outro lado, o São Paulo é o segundo melhor visitante do torneio, com 55,5% de aproveitamento – o Flamengo tem 61,5%.

Entre os campeões brasileiros desde 2006, quando o atual modelo com 20 clubes em pontos corridos foi adotado, o Fluminense de 2010 é o que passou o maior número de jogos seguidos sem vencer. Foram cinco: empate com o Grêmio Barueri, derrotas para Santos e Cruzeiro, e empates com Botafogo e Athletico-PR entre as rodadas 27 e 31.

No atual campeonato, o São Paulo já encarou um jejum de quatro jogos sem vencer, mas foram todos empates. Coincidentemente, a sequência de rivais é semelhante à de agora, mas no primeiro turno: Red Bull Bragantino (9ª rodada), Santos (10ª), Internacional (12ª) e Coritiba (13ª). O jogo contra o Athletico, da 11ª rodada, foi adiantado e disputado um mês antes – o São Paulo venceu por 1 a 0.

Foi o momento de maior pressão sobre o técnico Fernando Diniz, que nesse período ainda amargou uma eliminação na fase de grupos da Libertadores. Ele foi mantido no cargo, e o São Paulo venceu o Atlético-GO na 14ª rodada e embalou até chegar à liderança.

Contra o Athletico, neste domingo, Diniz não deve ter o atacante Luciano, que ainda se recupera de uma inflamação na perna. Ele provavelmente ser substituído por Tchê Tchê. O zagueiro Bruno Alves volta de suspensão para jogar ao lado de Arboleda na defesa.

O time provável para o duelo em Curitiba tem Tiago Volpi, Juanfran, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Luan, Daniel Alves, Gabriel Sara e Igor Gomes; Tchê Tchê e Brenner.

LEIA TAMBÉM:

3 COMENTÁRIOS