Thiago Fernandes – Do UOL, em São Paulo
Em 9 de dezembro, o São Paulo aplicou sua maior goleada neste Campeonato Brasileiro ao fazer 4 a 0 sobre o Botafogo no Morumbi. Na ocasião, abriu sete pontos de vantagem sobre o então segundo colocado, o Atlético-MG. Ontem (22), contra o mesmo adversário, que já está rebaixado, o Tricolor paulista perdeu por 1 a 0, no Rio de Janeiro, e agora vê a vaga direta para a Libertadores ameaçada.
Em pouco mais de dois meses, o time apresentou tamanha queda de rendimento. Naquele primeiro jogo, Tiago Volpi havia sido praticamente um mero espectador em campo. No jogo da volta, porém, o goleiro foi o melhor do time, evitando uma derrota ainda mais contundente antes mesmo da expulsão do lateral Reinaldo ou do pênalti desperdiçado pelo atacante Luciano. Está aí um contraste que deixa evidente a derrocada tricolor e já ameaça até mesmo o início de trabalho de Hernán Crespo no comando do time.
Com 63 pontos conquistados, dois a mais que o Fluminense, quinto colocado, o Tricolor paulista necessita de um triunfo sobre o Flamengo, líder do torneio e postulante ao título, para garantir a vaga na fase de grupos da Libertadores sem depender de outros resultados. Em caso de tropeço contra o atual primeiro colocado, a equipe terá que torcer para o Flu não vencer o Fortaleza em jogo disputado no Maracanã.
O ponto-chave aqui: entrar na fase de grupos de Libertadores daria ao argentino Crespo cerca de um mês para trabalhar com o time antes da estreia pelo torneio continental. Por outro lado, se couber ao clube a classificação para as fases preliminares, Crespo já terá um mata-mata pela frente com alguns poucos dias à frente do elenco. A estreia do técnico está prevista para o próximo domingo (28), contra o Botafogo-SP, pela primeira rodada do Paulistão.
Desde a vitória sobre o Botafogo, o Tricolor paulista conquistou só três vitórias pelo Brasileiro, diante de Atlético-MG, Fluminense e Grêmio. No período, foram seis derrotas e quatro empates. A derrapada culminou na demissão de Fernando Diniz, em 1º de fevereiro, logo após a derrota por 2 a 1 para o Atlético-GO. Crespo foi contratado para a vaga, mas o interino Marcos Vizolli é quem vem dirigindo a equipe.
Copa do Brasil pode mudar situação
Agora, por falar em outros resultados, até mesmo uma disputa fora das fronteiras do Brasileirão pode ajudar o São Paulo. Existe a chance de o time garantir uma vaga na fase de grupos da Libertadores mesmo terminando na quinta posição do campeonato. Para isso, contudo, precisaria torcer para mais um título do rival Palmeiras, dessa vez na Copa do Brasil.
Se o Verdão, atual campeão da Libertadores, bater o Grêmio na decisão do torneio de mata-mata, será aberta mais uma vaga na fase de grupos para o Brasil. Caberia ao quinto colocado do Brasileiro preencher a lacuna. Um triunfo dos gaúchos na decisão, por outro lado, daria a vaga direta ao time de Renato Portaluppi.
LEIA TAMBÉM:
- Michel Araújo treina com bola pelo segundo dia seguido e fica perto de retorno no São Paulo
- Jamal Lewis é cortado da seleção da Irlanda do Norte por lesão e inicia tratamento no São Paulo
- Após bateria de exames, São Paulo treina e segue preparação para enfrentar o RB Bragantino
- Técnico campeão da Sul-Americana pelo São Paulo acerta com o ABC-RN
- “Tem energia”: veja raio-x de Calleri sob o comando de Zubeldía no São Paulo e por que ele continua titular
O que nós são Paulinos devemos fazer é boicotar o clube para que esse saiba a relevancia de sua torcida, estão a tempos nos ignorando e de fato nos abandonaram, então chegou a hora de retribuirmos tudo o que a postura arrogante dos diretores tem nos dado. boicotem sócio torcedor, não comprem produtos licenciados, nem payperview, iniciaremos nosso protesto.