Missão G-4: o que o São Paulo precisa fazer para ficar com vaga direta na Libertadores

327

GloboEsporte

Veja os cenários em caso de vitória, empate e derrota contra o Botafogo.

O São Paulo enfrenta o Botafogo, lanterna e já rebaixado, às 20h desta segunda-feira, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, e já pode assegurar vaga na fase de grupos da Libertadores do ano que vem (a presença na etapa prévia já é certa).

Uma vitória garante o Tricolor no G-4, independentemente do que aconteça na última rodada – recebe o Flamengo, brigando pelo título, quinta-feira no Morumbi.

Publicidade

Neste domingo, o Fluminense, concorrente pelo G-4, empatou com o Santos na Vila Belmiro e ficou dois pontos atrás do São Paulo na tabela.

Cenários para o São Paulo ficar com a vaga:

Se vencer o Botafogo: já garante vaga no G-4 e sobe para terceiro na tabela do Brasileirão, passando o Atlético-MG.

Se empatar com o Botafogo: abre três pontos sobre o Fluminense, mas vai depender da última rodada para garantir vaga. Só seria ultrapassado com uma combinação: derrota para o Flamengo no Morumbi + vitória do Fluminense sobre o Fortaleza no Maracanã. Nesse caso, os cariocas ultrapassariam o São Paulo no número de vitórias. Também teria chances de ultrapassar o Atlético-MG. Precisaria vencer o Flamengo e ver o Galo perder para o Palmeiras na última rodada.

Se perder para o Botafogo: mantém dois pontos de vantagem sobre o Fluminense e precisaria de vitória sobre o Flamengo para ter certeza da vaga. Se empatar ou perder contra o líder, precisará que o Fluminense no máximo empate com o Fortaleza.

São Paulo tenta já garantir vaga na fase de grupos da Libertadores — Foto: Marcos Ribolli

São Paulo tenta já garantir vaga na fase de grupos da Libertadores — Foto: Marcos Ribolli

O cenário mudará se o Palmeiras for campeão da Copa do Brasil contra o Grêmio. Como o clube alviverde também venceu a Libertadores, seria aberta uma vaga extra no Brasileirão, para o quinto colocado. Neste caso, o São Paulo estaria garantido na fase de grupos da competição continental.

LEIA TAMBÉM:

2 COMENTÁRIOS