Quem é Vizolli? Interino do São Paulo treinou Casemiro, garotos do atual elenco e está na Calçada da Fama por títulos no Tricolor

428

GloboEsporte

 Eduardo Rodrigues 

Treinador assume após a demissão de Fernando Diniz a cinco rodadas do fim do Brasileirão.

O novo treinador interino do São Paulo, Marcos Vizolli, é um velho conhecido de vários garotos do atual elenco do Tricolor e de estrelas reveladas pelo clube no início deste século.

Contratado em 2004 pelo São Paulo, Marcos Vizolli assumiu o extinto time de Aspirantes do clube e iniciou ali a sua primeira passagem como treinador da equipe. Até 2009 no cargo, ele ajudou na formação de vários garotos, dentre eles Casemiro e Oscar.

Vizolli teve grande contribuição no processo de formação dos atletas. Em uma entrevista de 2008, por exemplo, ele afirmou que, se dependesse dele, Oscar não disputaria a Copinha daquele ano para ser mais “lapidado”.

Marcos Vizolli, técnico interino do São Paulo — Foto: Divulgação

Marcos Vizolli, técnico interino do São Paulo — Foto: Divulgação

No entanto, o então técnico do profissional Muricy Ramalho fez o pedido para que o garoto participasse da competição para que fosse melhor observado. Vizolli acatou e tempos depois o meia subiu definitivamente para o time principal.

Em 2009, Marcos Vizolli deixou o comando técnico e retornou apenas em 2016, como técnico do sub-19 e dos Aspirantes. Nesse período, ele treinou diversos garotos que atualmente estão nos profissionais.

São os casos, por exemplo, de Lucas Perri, Luan, Diego Costa, Gabriel Sara, Brenner e Igor Gomes. A passagem foi a mais vitoriosa, com o bicampeonato da Copa Ouro sub-20 (com o time sub-19), Aspire Tri-Series (com o Sub-18), Future Cup (com o sub-19) e o Campeonato Brasileiro de Aspirantes de 2018.

Quem você quer que seja o novo técnico do São Paulo?

Os bons desempenhos na base fizeram Vizolli chegar aos profissionais como auxiliar fixo da comissão técnica do São Paulo em 2020, após uma reformulação promovida por Leco em setores internos da Barra Funda.

Desde então, a sua função era ajudar Fernando Diniz nos treinamentos e fazer uma transição de jogadores da base para o elenco profissional. Na última segunda-feira, ele foi anunciado por Julio Casares como o técnico interino após a demissão de Diniz.

Bizolli comemora título de Aspirantes do São Paulo — Foto:  Rubens Chiri / saopaulofc.net

Bizolli comemora título de Aspirantes do São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Calçada da Fama

Marcos Vizolli tem seu nome eternizado na Calçada da Fama do Morumbi. Não foi pelo que ele fez na base com os garotos revelados, mas sim pelo que fez dentro de campo como jogador.

Antes de se tornar técnico das categorias de base, Vizolli foi volante do São Paulo entre os anos de 1984 e 1991 e acumulou títulos importantes com a camisa do Tricolor.

Nos 84 jogos disputados, com quatro gols marcados, o ex-jogador foi campeão brasileiro de 1986 e 1991 e faturou os títulos do Campeonato Paulista de 1985, 1987 e 1989.

Em 2018, ganhou um espaço na Calça da Fama do Morumbi por tais feitos e pela história construída no clube.

Leia também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor entre com seu comentário!
Entre seu nome aqui

vinte − quatro =