GazetaEsportiva
Para substituir Fernando Diniz, demitido na última segunda-feira, o São Paulo prioriza a contratação de técnicos estrangeiros. Caso o Tricolor acabe optando por um profissional de fora do Brasil, o novo comandante terá como objetivo entrar no seleto grupo de treinadores gringos que passaram pelo clube e foram campeões.
Ao todo, o São Paulo já foi comandado por 16 técnicos estrangeiros, mas apenas quatro conquistaram algum título. O último deles foi o lendário José Poy, ex-goleiro argentino que esteve à frente da equipe do Morumbi em 422 jogos e conquistou o Campeonato Paulista de 1975.
Já o treinador estrangeiro com mais títulos pelo Tricolor paulista foi Joreca, responsável pela criação do time conhecido como “Rolo Compressor”. O português comandou o esquadrão composto por nomes históricos do clube, como Leônidas da Silva, Luizinho, Sastre, Bauer, Noronha e Ruy, que conquistou os Campeonatos Paulistas de 1943, 1945 e 1946, o último de forma invicta.
Depois de Joreca, o próximo técnico gringo a levantar um troféu pelo São Paulo foi o argentino Jim Lopes, no Paulistão de 1953. Quatro anos depois, foi a vez do húngaro Bela Guttman, considerado pela revista France Football como um dos 50 melhores treinadores do futebol mundial, garantir o Estadual para o Tricolor. O título foi o último antes do maior jejum da história do clube, que durou 13 anos.
No século XXI, o São Paulo teve quatro treinadores estrangeiros, todos com passagens relevantes. O primeiro foi o chileno Roberto Rojas, que esteve à frente da equipe em 2003 e classificou o clube para a Libertadores pela primeira vez após dez anos. Em 2015, o colombiano Juan Carlos Osório foi contratado pelo então presidente Carlos Miguel Aidar, e ficou conhecido por seus métodos inovadores de treinamento e suas variações táticas nas escalações. Após atritos com a diretoria, o técnico deixou o Morumbi e assumiu a seleção do México.
No ano seguinte, o argentino Edgardo Bauza foi responsável por levar um time desacreditado até a semifinal da Libertadores. Similarmente a Osório, Bauza acabou deixando o clube para treinar a seleção argentina.
O último estrangeiro a assumir o comando técnico do São Paulo foi Diego Aguirre, em 2018. O uruguaio colaborou para que o Tricolor fizesse seu melhor primeiro turno na história do Brasileirão por pontos corridos, mas acabou demitido após um péssimo segundo turno.
LEIA TAMBÉM:
- São Paulo tenta seduzir Coritiba por Natanael, mas vê Atlético-MG com proposta melhor
- São Paulo sonda lateral-direito Lucas Rosa, do Valladolid
- São Paulo diminui carências no elenco, mas ainda tenta atender a pedidos de Zubeldía
- Oscar aparece no BID e pode estrear pelo São Paulo
- XV de Jaú x São Paulo: tudo o que você precisa saber sobre o duelo da Copinha
Hey! Would you mind if I share your blog with my zynga group?
There’s a lot of folks that I think would really
appreciate your content. Please let me know. Thank you
I feel that is one of the so much important information for me.
And i’m happy studying your article. However should observation on few
common things, The website taste is great, the articles
is in point of fact nice : D. Good job, cheers
Hi, after reading this remarkable paragraph i am as well happy
to share my familiarity here with friends. asmr 0mniartist
It is in point of fact a great and useful piece of info.
I am glad that you simply shared this helpful info
with us. Please stay us up to date like this.
Thanks for sharing. 0mniartist asmr