Veja quais são os perfis de Crespo, Ramírez e Pedro Martins, os técnicos na mira do São Paulo

509

GloboEsporte

Marcelo Hazan

Clube pretende escolher um dos três para ser o novo treinador.

Hernán Crespo, Miguel Ángel Ramírez e Pedro Martins. O São Paulo pretende definir um dos três como novo técnico ainda nesta semana. Todos são estrangeiros.

Publicidade

Com o novo técnico, o São Paulo quer ter um time ofensivo, de posse de bola e que propõe o jogo. Nesse sentido, o desejo é de aproveitar parte do processo iniciado por Fernando Diniz durante um ano e três meses à frente do time.

Miguel Ángel Ramírez, Hernán Crespo e Pedro Martins: São Paulo vai decidir um entre os três — Foto: ge

Miguel Ángel Ramírez, Hernán Crespo e Pedro Martins: São Paulo vai decidir um entre os três — Foto: ge

ge ouviu jornalistas que analisaram os trabalhos dos três treinadores. Veja abaixo:

Hernán Crespo – argentino

Hernán Crespo, ex-atacante da seleção argentina, saiu do Defensa y Justicia  — Foto: REUTERS/Alejandro Pagni

Hernán Crespo, ex-atacante da seleção argentina, saiu do Defensa y Justicia — Foto: REUTERS/Alejandro Pagni

Dos três é quem tem a situação mais simples no mercado da bola: está livre depois de sair do Defensa y Justicia, da Argentina. Ele confirmou ter conversado com São Paulo, Santos e a seleção do Chile. O ex-atacante foi campeão da Copa Sul-Americana com o Defensa y Justicia.

Léo Lepri, do blog do ge “Latino América Fútbol Club”:

A tranquilidade que precisava para colocar suas ideias em prática, Crespo encontrou no Defensa. Com um time de DNA puro ataque, o treinador fez ótima campanha na Libertadores no mesmo grupo do Santos.

Era a primeira experiência do DyJ no principal torneio do continente. Só foi eliminado justamente por conta desse perfil, às vezes, excessivamente ofensivo de seu técnico: levou a virada na Vila Belmiro já nos acréscimos, tendo a bola no campo de ataque e tentando o segundo gol quando o empate já era o suficiente. Ficou, então, com a vaga na Copa Sul-Americana, um prêmio de consolação.

Com um elenco enxuto, sem possibilidades de grandes contratações, Crespo forjou o seu próprio goleador. Brian Romero, artilheiro (10 gols) e artífice na campanha vitoriosa da Sul-Americana. Chegou dispensado pelo Independiente até que o técnico, aproveitando o próprio conhecimento, mostrou os atalhos para o gol.

Dessa nova camada de técnicos argentinos, sempre renovados e que se expressam muito bem, ele tem ótimas ideias e deixa claro que seus conceitos vão além do que se vê no campo de jogo”

Miguel Ángel Ramírez – espanhol

Miguel Ángel Ramírez, ex-técnico do Independiente del Valle, está na mira do São Paulo e tem acerto com Inter — Foto: Staff Images/CONMEBOL

Miguel Ángel Ramírez, ex-técnico do Independiente del Valle, está na mira do São Paulo e tem acerto com Inter — Foto: Staff Images/CONMEBOL

Ramírez é o nome aprovado há mais tempo pela atual gestão do São Paulo. Ainda durante a campanha presidencial de 2020, a chapa de Julio Casares conversou com o espanhol e gostou. No entanto, nesse meio tempo, ele se acertou com o Internacional, o que se tornou o principal entrave.

Confira o relato da jornalista María Gabriela Jurado, comentarista da “MaxTVOnline”, do Equador:

“Miguel Ángel Ramírez é um treinador obcecado pelo trabalho. Sua dedicação e disciplina no trabalho diário se nota no campo e em cada um dos jogos. É um técnico que observa cada um dos jovens nos torneios de categorias de base do time. Não trabalha apenas com a equipe principal, mas também é um grande recrutador e caçador de jovens talentos.

Sua convicção pelo bom jogo transmite segurança aos jogadores. No Independiente del Valle colocou sua identidade de jogo agressivo, com proposta ofensiva e muita pressão. É um treinador moderno e que inicia o jogo desde o goleiro, que funciona como um líbero e tem muito jogo com os pés.

Usa linha de três zagueiros, dois laterais bem abertos, formando uma linha de cinco no meio quando ataca, e gosta de contar com um cinco que se posicione entre os zagueiros e um volante de saída que conecte por fora e por dentro.

Não costuma fixar um atacante forte na frente. Prefere os atacantes com muita mobilidade e rotação entre eles. É um técnico que toma muitos riscos em seu estilo de jogo, mas que fascina com sua intensidade e pressão em todos os setores do campo.

Miguel deixou uma marca no Independiente del Valle e no futebol equatoriano”.

Pedro Martins – português

Pedro Martins, técnico do Olympiacos, foi entrevistado pelo São Paulo — Foto: Getty Images

Pedro Martins, técnico do Olympiacos, foi entrevistado pelo São Paulo — Foto: Getty Images

Dos três, é o único técnico empregado. Atualmente no Olympiacos, da Grécia, o português tem vínculo até maio e deixou impressão positiva na conversa com a direção do São Paulo.

Confira abaixo o relato do jornalista Dimitris Samolis, jornalista que cobre o Olympiacos pelo veículo “Sport 24”, da Grécia:

Pedro Martins não ganhou nenhum título durante seu primeiro ano no Olympiacos, mas a direção enxergou perfeitamente que ele merecia ficar, porque o clube jogava um ótimo futebol. Na sua segunda temporada, ganhou a Liga, a Copa e teve resultados fantásticos na Europa. Durante sua etapa, o Olympiacos eliminou times como Milan e Arsenal da Liga Europa.

Ele joga em um 4-3-3- no Olympiacos. Em ocasiões quando o resultado não é adequado, transforma o sistema em 4-4-2. Quer que a equipe jogue com domínio. Mantenha a bola, crie chances e faça tantos gols quanto seja possível.

Com ele, o Olympiacos teve um dos melhores níveis de futebol da história e muita gente discute se ele é o melhor técnico que Ernesto Valverde. De fato, soma 96 vitórias como técnico do Olympiacos e superou Valverde.

Em maio, assinou um novo contrato de aproximadamente 1 milhão de euros por ano. Trabalha com os auxiliares Antonio Henriques e Rui Pedro Castro, com o analista Luis Antero Lobo e também trouxe uma nutricionista Ernani Gomes. Geralmente é um técnico trabalhador, que sempre toma decisões de acordo com o desempenho de cada jogador nos treinos.

Não importa se o jogador é uma estrela, ele o deixará fora se não desempenhar bem nos treinamentos ou vai substituí-lo durante o jogo se não seguem seu plano. Todos no Olympiacos estão satisfeitos com seu trabalho e continua assim.

Estou muito seguro que vão chegar muitas propostas durante a janela de verão (europeu). E também estou seguro que ele deseja treinar um nível cada vez mais alto, ainda que seja no Olympiacos onde ele construiu seu nome e sua fama. Estou seguro de que está em grande fase vivendo na Grécia”.

LEIA TAMBÉM:

1 COMENTÁRIO