Pedro Lopes e Ricardo Perrone – Do UOL, em São Paulo
Pessoas ligadas a clubes de São Paulo e à Federação Paulista de Futebol já foram comunicadas por interlocutores de dentro do Governo do Estado de São Paulo de que o futebol será paralisado no estado, e de que o anúncio pode acontecer ainda hoje, em entrevista coletiva marcada para 12h45.
Ainda há esperança de reverter a paralisação: dirigentes apontam que o governador João Dória (PSDB) já mudou de opinião algumas vezes sobre o assunto, e há uma nova conversa na manhã desta quinta.
Do lado do governo, pesa o número recorde de mortes registrado ontem no país – 2.349 em 24h – e a preparação de uma transição para a fase roxa, a mais restritiva prevista no plano de combate à pandemia.
O movimento pela interrupção do futebol em São Paulo ganhou força nesta terça-feira, quando foi solicitada Ministério Público. Clubes chegaram a ser avisados de que o governo havia decidido pela paralisação, e criou-se expectativa de um anúncio na quarta-feira.
De terça para quarta, um lobby envolvendo CBF, Federação Paulista e detentores de direitos transmissão entrou em ação. Em uma reunião com autoridades ontem, a FPF voltou a falar sobre seus protocolos e defendeu a continuidade.
O futebol acabou saindo da pauta da entrevista coletiva de Dória ontem, mas as autoridades também não deram qualquer garantia de que a temporada seguirá normalmente. No âmbito nacional, CBF e clubes das séries A e B conversam sobre a continuidade da temporada e se preparam para uma eventual paralisação. Dentro do futebol, há poucas vozes favoráveis a paralisação: a imensa maioria de jogadores, dirigentes, empresários e televisão é partidária da manutenção do calendário.
LEIA TAMBÉM:
- Bahia x São Paulo: onde assistir ao vivo, horário e escalações
- Erick agrada como titular do São Paulo e trava retomada de Ferreira
- Bobadilla ou Marcos Antônio? Paraguaio acirra disputa no meio de campo do São Paulo
- ‘Cornetado’ com Zubeldía, Calleri revê ‘pai futebolístico’ Ceni para tentar encerrar jejum no São Paulo
- Como visitante, São Paulo acumula 46,6% de aproveitamento nos últimos dez jogos contra o Bahia