Análise: Cotia vira alternativa segura para Crespo no São Paulo diante de calendário caótico

60

GloboEsporte

 José Edgar de Matos

Jovens jogadores se destacaram mais uma vez e comandaram vitória sobre o Ituano.

Time A, Time B, titular ou reserva. Não importa o rótulo dado por torcedor, jornalista ou analista, o São Paulo de Hernán Crespo tem sobrado em desempenho e resultados no Campeonato Paulista. Diante dessa análise, os meninos da base de Cotia se mostram apostas certas a cada chance, uma alternativa diante de um calendário caótico.

Publicidade

Em um período no qual o São Paulo chegou a fazer dois jogos em um espaço de 48 horas, os jovens revelados na base ganharam minutos e corresponderam. A última amostra ocorreu no domingo, com a vitória segura por 3 a 0 diante do Ituano, em Itu. Coletivamente e individualmente, os jovens têm sobrado quando chamados.

Contra o Ituano, Rodrigo Freitas e Diego Costa no sistema defensivo, Luan, Liziero e Rodrigo Nestor no meio e Galeano no ataque se destacaram. Aliás, o paraguaio virou um acerto e talvez um dos grandes símbolos de como Cotia é uma alternativa segura.

Jovens são-paulinos ganham espaço com Crespo no Paulistão — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Jovens são-paulinos ganham espaço com Crespo no Paulistão — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Se diante do Ituano, o atacante Galeano anotou o primeiro gol como profissional. Contra o Guarani, no Morumbi, o ala direito Galeano deu duas assistências e comandou a vitória. A variação proposta por Crespo deu certo, e o jogador emprestado até o fim do ano começa a valer o investimento de compra.

No último domingo foram oito jogadores revelados em Cotia que começaram a partida. Escalação levada a campo para poupar nomes importantes como Daniel Alves, Luciano, Tiago Volpi, Arboleda e Miranda, pensando no confronto de quinta-feira contra o Rentistas, pela Libertadores, no Morumbi.

A cada rodada, qualquer receio de levar jovens a campo fica em segundo plano. Crespo, agora classificado para o mata-mata de maneira antecipada, tem até mais duas rodadas de Paulistão para dar minutos aos garotos e descansar os mais veteranos, tendo em vista a fase final do estadual.

Confira a coletiva do técnico do São Paulo, Hernan Crespo, após vitória sobre o Ituano

Confira a coletiva do técnico do São Paulo, Hernan Crespo, após vitória sobre o Ituano

O padrão apresentado pela equipe é fruto do dia a dia, na análise do treinador. Crespo tratou de elogiar o elenco em geral depois da vitória em Itu.

— Profissionalismo, recebo isso dos jogadores. Seriedade, vontade. É muito difícil, mas é muito simples. Eles querem conquistar coisas e estão trabalhando para isso, todos estamos trabalhando para isso — declarou Crespo.

Cotia sempre foi um trunfo do São Paulo, e com Hernán Crespo ganha ainda mais espaço em um momento de necessidade da equipe. Afinal, a equipe venceu os sete jogos disputados nos últimos 15 dias, com colaboração direta dos jovens jogadores.

O que deu certo

Galeano comemora gol do São Paulo contra o Ituano — Foto: Divulgação/saopaulofc.net

Galeano comemora gol do São Paulo contra o Ituano — Foto: Divulgação/saopaulofc.net

Alguns cenários repetidos de outros jogos se mostraram certeiros diante do Ituano. Defensivamente, o São Paulo teve mais uma atuação segura com trio de zaga e a sustentação de Luan na frente da primeira linha. No ataque, explorar a velocidade de Galeano se mostrou uma estratégia correta; tanto que o paraguaio saiu de Itu como destaque do confronto.

O que deu errado

Pese o cansaço e a maratona de jogos, o São Paulo pecou em tomadas de decisões em alguns pontos da partida. Erros técnicos de passes e cruzamentos impediram uma vitória ainda mais confortável sobre o Ituano.

Próximos passos

O São Paulo de Crespo possui a melhor campanha do Paulistão — Foto: Miguel Schincariol/Ituano FC

O São Paulo de Crespo possui a melhor campanha do Paulistão — Foto: Miguel Schincariol/Ituano FC

Com a mistura dos garotos de Cotia e os veteranos mais “cascudos”, o São Paulo volta a trabalhar nesta segunda-feira e tem dois compromissos importantes pela frente.

Na quinta, o adversário é o Rentistas, do Uruguai, no Morumbi, pela Libertadores. Uma vitória embala o time de Crespo na competição.

Após o compromisso continental, o elenco encara o último clássico pela primeira fase do Paulista. No domingo, o São Paulo tentará quebrar o tabu e vencer pela primeira vez o Corinthians, na arena em Itaquera.

Leia também: