Crespo aposta em intensidade em treinos e jogos por São Paulo protagonista

141

UOL

Thiago Fernandes

Hernán Crespo tem se destacado em seus trabalhos à frente do São Paulo. Intensidade é palavra de ordem do treinador e sua comissão técnica, sobretudo os responsáveis pela preparação física — Alejandro Kohan e Gustavo Satto. Os treinos comandados no CT da Barra Funda têm exigido bastante dos atletas neste quesito.

É corriqueiro que o técnico faça atividades com quase duas horas de duração no centro de treinamentos. A ideia é passar o conceito à exaustão para os jogadores, mostrando a forma que o comandante prefere para atuar. O argentino se divide entre trabalhos físicos e táticos, com inúmeras variações, como bola parada, jogadas ensaiadas e situações de ataque e defesa.

Publicidade

A intensidade dos treinos, especialmente nos trabalhos comandados pelos preparadores físicos, é uma ideia que o técnico tenta levar para os jogos. Crespo espera que os atletas sejam intensos com a posse de bola e também nos momentos de marcação. A ideia é que o time utilize um jogo vertical, com transição rápida entre defesa e ataque, e também pressione a saída de bola adversária, impedindo que os oponentes construam jogadas com liberdade. A preparação física, portanto, se torna crucial para a nova forma de atuar do São Paulo. O esquema tático varia conforme as necessidades de jogos, mas Crespo costuma optar por uma escalação com três zagueiros.

O trabalho feito por Crespo durante os treinamentos no CT da Barra Funda é para transformar o Tricolor paulista em protagonista novamente, como o treinador aborda desde a sua primeira entrevista coletiva. “Já havia falado muito com o Hernán Crespo, temos uma ideia de jogo de ficar com a bola e, na hora de perder a bola, ser muito intenso para recuperar a bola. Temos que ser protagonistas durante os 90 minutos. Sempre teremos que ser protagonistas. Cada vez que passam os treinamentos, creio que todo o time vai se adaptar o mais rápido à ideia de jogo do Hernán [Crespo]. Vamos ser uma equipe muito intensa e protagonista em todos os campos”, disse Martín Benítez.

FICHA TÉCNICA: SÃO PAULO x SÃO CAETANO Motivo: 11ª rodada do Paulista 2021 Local: Morumbi, em São Paulo (SP) Data: 10 de abril de 2021 (de Brasília) Horário: às 20h (de Brasília) Árbitro: Vinícius Gonçalves Dias Araújo Assistentes: Assistentes: Neuza Inês Back e Bruno Silva de Jesus VAR: Vinicius Furlán.

SÃO PAULO: Tiago Volpi; Arboleda, Miranda e Léo; Igor Vinícius, Rodrigo Nestor, Daniel Alves, Martín Benítez (Igor Gomes) e Reinaldo; Vitor Bueno (Eder Citadin) e Pablo. Técnico: Hernán Crespo. SÃO CAETANO :Luiz; Nikolas, Lucas Dias e Carlos Alexandre e Daciel; Warian, Charles e Gui Castro; William, Diego Cardoso e Filipe Carvalho. Técnico: Wilson Júnior.