Gol para um, tristeza para outro: há 15 anos, técnicos de São Paulo e Palmeiras se enfrentaram como jogadores na Liga dos Campeões

255

GloboEsporte

Hernán Crespo e Abel Ferreira duelaram por Inter de Milão e Sporting

Crespo e Abel duelam no clássico 15 anos após se enfrentarem como jogadores

Foi 15 anos atrás, em dois confrontos pela fase de grupos da Liga dos Campeões 2006/07 entre Sporting e Inter de Milão. No agregado, uma vitória para cada lado: 1 a 0 para a equipe lusitana – do hoje técnico do Palmeiras – em Lisboa; e 1 a 0 para o clube italiano – do atual técnico do São Paulo – quando jogou em seus domínios.

Mas o triunfo de Hernán Crespo foi mais marcante. Foi dele o gol(aço) da magra vitória contra a equipe de Abel. A noite iluminada do atacante argentino eliminou o Sporting da competição, e o lateral-direito português nada pôde fazer. Até porque ele pouco ficou em campo.1 de 1 Abel Ferreira e Hernán Crespo se enfrentaram em 2006 — Foto: ge

Abel Ferreira e Hernán Crespo se enfrentaram em 2006 — Foto: ge

Publicidade

O atual comandante palmeirense ingressou no gramado aos 15 minutos de jogo, após o titular da posição, Marco Caneira, se machucar. Aos 27, no entanto, Abel sentiu lesão na coxa esquerda e, com semblante de frustração, pediu para deixar o gramado.

Dez minutos depois, Stankovic avistou Crespo correndo livre às costas da defesa do Sporting. O argentino recebeu e, cara a cara com o goleiro Ricardo, estufou as redes, para alegria do goleiro Julio Cesar, do lateral-direito Maicon e do atacante Adriano, os brasileiros daquela marcante Inter de Milão – o Imperador, porém, ficou no banco.

As duas substituições inesperadas pelo Sporting ainda no primeiro tempo prejudicaram o time e diminuíram as chances de o atacante Alecsandro ter o mesmo sucesso de Crespo na partida. Ele e o zagueiro Anderson Polga eram os brasileiros em campo naquele 22 de novembro de 2006.

– Lembro bem da partida que jogamos em casa e vencemos. Lembro porque logo que eu entrei, acabei dando um chapéu, e o volante da Inter (Patrick Vieira) foi expulso. Fizemos um grande jogo. (…) No outro jogo, o Abel saiu machucado, e acabamos perdendo. Ele sempre foi um grande jogador e grande líder. Um cara que respeitava muito, mas que também cobrava bastante – lembra Alecsandro, atual jogador do Noroeste.

Caminhos diferentes

Crespo e Abel tiveram caminhos muito diferentes como jogadores. O argentino colecionou gols e títulos (foi tricampeão italiano com a própria Inter, por exemplo), jogou três Copas do Mundo, ganhou Libertadores. Abel teve trajetória mais discreta: atuou apenas por equipes portuguesas até encerrar a carreira aos 34 anos, prejudicado por uma lesão.

Como treinadores, porém, o português já teve mais o que comemorar. Em menos de meio ano no Palmeiras, foi campeão da Copa do Brasil e da Libertadores.

Crespo, recém-chegado ao São Paulo, busca seus primeiros títulos no clube. Na carreira, viveu o maior momento ao vencer a Sul-Americana com o Defensa y Justicia no ano passado.

5 COMENTÁRIOS