GloboEsporte
Jogador tem contrato até o fim de 2021, mas acordo prevê extensão por meta de partidas.
O meia Hernanes terá que ser titular em pelo menos 42 jogos no restante da temporada para ter o poder de exercer a cláusula de renovação automática de seu contrato com o São Paulo ao final do ano.
Como revelou o ge, o acordo do jogador com o clube prevê essa opção no caso de Hernanes começar jogando 60% das partidas da equipe entre 1º de janeiro e 15 de dezembro de 2021. Com esse gatilho, caberá ao meia avisar o clube, até 20 de dezembro, o desejo de permanecer por mais um ano.
Essa meta parece bem distante no cenário atual, porém. Hernanes não foi titular em qualquer partida disputada na temporada, seja com Fernando Diniz, com o interino Marcos Vizolli ou com Hernán Crespo. Em 2020, começou em campo em 14 jogos, apenas – ou seja, um terço do mínimo necessário em 2021 para ampliar o vínculo.
Hernanes se recuperou de lesão recentemente — Foto: Felipe Espindola / www.saopaulofc.net
Como o gatilho é proporcional, o número final de jogos necessário para a renovação automática depende do desempenho do São Paulo na temporada.
O número mínimo, de 42 partidas, considera os jogos que o clube já tem garantidos (70), contando o duelo de quartas de final do Paulista, para o qual já se classificou. Como o São Paulo já disputou 22 jogos em 2021, Hernanes teria apenas 48 confrontos para cumprir a meta.
Numa perspectiva mais otimista, em que o São Paulo chegue a todas as finais possíveis, vença a Libertadores e dispute o Mundial (que será em dezembro, mas sem datas definidas – para o cálculo, considera-se que os jogos aconteçam dentro do prazo previsto no contrato do meia), a equipe ainda terá pela frente 68 jogos no ano (totalizando 90), e Hernanes teria que ser titular em 54 deles.
Aos 35 anos, Hernanes pretende continuar jogando em 2022, seja no São Paulo ou em outro clube. Como ele tem um dos maiores salários do elenco, a diretoria tricolor – que tem feito esforços para diminuir a folha salarial – trata uma possível renovação com o meia com cautela.
Hernanes recentemente se recuperou de dores musculares e jogou contra o Ituano, domingo, por cerca de 10 minutos – ele não atuava desde 3 de março. O atleta está disponível para o jogo de quinta-feira, contra o Rentistas, pela Libertadores.
LEIA TAMBÉM:
- Liziero se torna o 19º jogador diferente a marcar pelo São Paulo em 2024; veja a lista
- São Paulo não vence duas partidas seguidas há dois meses; veja sequência
- Retomando boa fase, Lucas busca igualar temporada mais artilheira no São Paulo
- Defesa do São Paulo foi vazada em quase 65% das partidas no Brasileirão
- E o William Gomes? Após ascensão no profissional, jovem perde espaço no São Paulo