GloboEsporte
Felipe Ruiz e José Edgar de Matos
Jogadores com qualidade e competitivos são prioridade para novo técnico do sub-20.
Alex citou e repetiu o desejo de implantar o “conceito São Paulo” como técnico da equipe sub-20. Porém, o que significa essa expressão? O próprio ex-meia de Palmeiras, Coritiba e seleção tentou exemplificar, ciente do perfil de clube passado durante as conversas para o fechamento do acordo válido por dois anos.
O ex-meia conheceu o “conceito São Paulo” desde os primeiros diálogos com a diretoria e definiu o projeto pelos próximos dois anos. O foco está no desenvolvimento de atletas para além dos resultados, e o modo de operação do trabalho surge como algo ligado ao passado, com algumas características específicas.
– É uma história gigante de riqueza de jogadores. Quando se fala em fluidez de jogo, uma das primeiras equipes que vem à cabeça é o São Paulo. Importante é desenvolvermos jogadores que estejam capacitados para renderem quando forem requisitados pelo Crespo e comissão técnica –afirmou Alex, que quer misturar qualidade técnica e inteligência em campo.
– São jogadores de boa qualidade, com coragem e que saibam onde estar quando estão sem a bola. Como os grandes times do São Paulo fizeram na história – acrescentou.
Alex é o novo treinador do sub-20 do São Paulo — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net
A linha de raciocínio de Alex, misturando capacidade técnica e disposição, segue a linha de outros dois nomes do clube. A reportagem repetiu a pergunta sobre o que é o “conceito São Paulo” citado pelo ex-meia e que será cobrado no trabalho a partir desta terça-feira.
– A gente debateu com ele também, com o Crespo quando chegou para saber o DNA do São Paulo. Tem que ser time com bom futebol e aguerrido, no Morumbi ter a força como sempre teve. Esse é o conceito – resumiu Muricy Ramalho.
Muricy Ramalho referendou a contratação de Alex para o time sub-20 — Foto: Reprodução/Twitter
– O jogador bem preparado, disciplinado, que veste a camisa do clube com responsabilidade. Esse é o DNA, um time aguerrido, isso que queremos em Cotia, além de preparar bom jogador, preparar um bom cidadão – finalizou o ex-técnico e atual coordenador de futebol.
Muricy Ramalho, aliás, foi exemplificado como um “bastião” do conceito São Paulo. O presidente Julio Casares também sustentou a linha de ter jogadores competitivos e intensos, itens que devem ser cobrados por Alex agora no time sub-20.
Alex se reuniu com o presidente Julio Casares nesta segunda-feira — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net
– Para mim, o “conceito São Paulo” é respeitar o nosso DNA, ser competitivo e com intensidade na busca da vitória. Tenho três exemplos sobre esse conceito: Cilinho, Telê Santana e Muricy Ramalho – declarou o dirigente.
Alex começa a trabalhar a partir desta terça-feira em Cotia, a fim de resolver questões burocráticas e conhecer mais da estrutura do centro de treinamentos da base. A previsão é de que o trabalho de campo do ex-meia com os jogadores comece ainda nesta semana.