GloboEsporte
No domingo, Crespo contou com 17 atletas formados na categoria de base do clube.
O São Paulo vive ótima fase neste início de temporada e muito graças ao desempenho dos jovens jogadores oriundos de Cotia, local no qual o clube trabalha as categorias de base há quase duas décadas. Somente na vitória por 3 a 0 sobre o Ituano, no último domingo, oito gerações diferentes estiveram presentes entre os relacionados de Hernán Crespo.
Entre os 23 relacionados, o argentino contou com 17 jogadores da base no triunfo são-paulino em Itu. Estiveram presentes desde a geração de 1985 de Hernanes, que voltou a atuar após se recuperar de dores musculares, até a de 2003 de Lucas Beraldo, Marquinhos e Patryck, relacionados para o confronto no interior paulista.
Luan, Rodrigo, Welington e Galeano: base ajudou São Paulo a vencer o Ituano — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc
O CT de Cotia foi inaugurado em 2005, quando justamente recebeu a geração de Hernanes, que já havia estreado entre os profissionais. Nos últimos 16 anos, todo o trabalho de base do São Paulo se concentra nessa estrutura, que já formou nomes como Casemiro e Lucas Moura.
Contra o Ituano, Cotia esteve presente entre os titulares com o goleiro Lucas Perri, os zagueiros Diego Costa e Rodrigo, o ala esquerdo Welington, os meio-campistas Liziero, Luan e Talles Costa, além do atacante Galeano, principal destaque da partida.
No banco, Crespo levou Thiago Couto, Beraldo, Rodrigo Nestor, Patryck, Igor Gomes, Nathan, Vitinho, Marquinhos e Hernanes. Todo um elenco praticamente para assegurar a vitória que deu ao São Paulo a classificação às quartas de final do Paulistão.
Confira a coletiva do técnico do São Paulo, Hernan Crespo, após vitória sobre o Ituano
Ainda no domingo, Crespo promoveu a estreia de Vitinho, que entrou no fim na vaga de Talles Costa. Nathan e Marquinhos, por outro lado, viveram pela primeira vez a experiência de estar em um jogo dos profissionais, apesar de não entrarem em campo.
A integração entre base e profissional tem sido constante desde o período de paralisação do Campeonato Paulista, no mês de março.
Galeano fala sobre primeiro gol pelos profissionais do São Paulo
Confira as gerações contempladas no jogo de ontem:
- 1985: Hernanes
- 1997: Lucas Perri
- 1998: Liziero e Rodrigo
- 1999: Thiago Couto, Diego Costa, Luan e Igor Gomes
- 2000: Rodrigo Nestor e Galeano
- 2001: Welington e Vitinho
- 2002: Nathan e Talles Costa
- 2003: Beraldo, Marquinhos e Patryck
LEIA TAMBÉM:
- Zubeldía valoriza arrancada e mira 2025: “Pode ser o ano do São Paulo na Libertadores”
- Planejamento do São Paulo para 2025 passa por mais minutos a William Gomes; entenda
- Alisson vibra com 1ª partida como titular após lesão: “Conversamos bastante essa semana”
- Lucas elogia poder de reação do São Paulo contra o Galo: “Tomamos dois gols por vacilo”
- Zubeldía nega torcida pelo Botafogo para São Paulo ir à fase de grupos da Libertadores