GloboEsporte
Atual campeão peruano é o adversário do Tricolor na estreia da Libertadores deste ano.
Rival do São Paulo na estreia da Libertadores, o Sporting Cristal é o atual campeão peruano e não é derrotado há 21 partidas, desde outubro do ano passado. Por outro lado, a equipe perdeu seu artilheiro no ano passado, o argentino Emanuel Herrera, autor de 20 gols.
As duas equipes se enfrentam em Lima, a partir das 21h30 desta terça. No Grupo E também estão o Rentistas, do Uruguai, e o Racing, da Argentina, que duelam no dia seguinte, às 21h.
Dessa sequência de 21 jogos sem derrotas, o Sporting Cristal venceu 16, inclusive as quatro disputadas na atual temporada, em que ainda não perdeu pontos no Peruano.
Christofer Gonzales (à direita) é um dos destques do Sporting Cristal — Foto: Getty Images
A equipe treinada por Roberto Mosquera, que defendeu a seleção peruana na Copa de 1978, na Argentina, tentará avançar para as quartas de final da Libertadores pela primeira desde 2004, quando foi eliminada pelo Boca Juniors, vice-campeão naquele ano – nesse período, o Sporting Cristal jogou o torneio em dez edições.
Artilheiro do time no ano passado, Emanuel Herrera deixou o Peru e se transferiu para o Argentino Juniors, que também disputa a competição neste ano. Para seu lugar, foi contratado o também argentino Marcos Riquelme, que estava no Bolívar, da Bolívia.
Relembre quando o São Paulo enfrentou o Sporting Cristal e o Grêmio no mesmo dia, em 1994:
Há confiança em Lima na capacidade de o Sporting Cristal avançar para os mata-matas neste anos.
– Há algo importante que é acreditar que se pode e nas capacidades coletivas. O Cristal é uma equipe competitiva e é preciso acreditar – disse o zagueiro Alejandro Gonzales, reforço do time neste ano, ao canal GOLPERU.
Roberto Mosquera, técnico do Sporting Cristal — Foto: Getty Imageshttps://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
Na última rodada do Peruano, vitória sobre o Deportivo Municipal por 3 a 1, o Sporting Cristal entrou em campo com Renato Solís, Jhilmar Lora, Omar Merlo, Jesús Castillo e Nilson Loyola; Horacio Calcaterra, Alejandro Hohberg e Christofer Gonzales; Írven Avíla, Washington Corozo e Marcos Riquelme.
Contra o São Paulo, porém, a equipe deve jogar com Alejandro Duarte; Johan Madrid, Alejandro González, Omar Merlo e Nilson Loyola; Martín Tábara, Horacio Calcaterra e Christofer Gonzalez; Írven Ávila, Washington Corozo e Marcos Riquelme.
+ Leia mais notícias sobre o São Paulo
Veja o relato do jornalista Jasson Curi Chang, do diário El Comercio, de Lima, sobre o Sporting Cristal:
O Sporting Cristal de Roberto Mosquera apresenta uma ideia de jogo com o sistema tático 4-3-3, que se acomoda aos planos que o técnico busca propor tanto para defender como para atacar. A equipe gosta da posse de bola, em quatro rodadas do Campeonato Peruano tem uma média de 64,5% de controle. Porém, se há algo a melhorar é ser mais profundo em campo.
O elenco perdeu o seu artilheiro, Emanuel Herrera (foi ao Argentino Juniors), mas contratou Marcos Riquelme, que já respondeu com dois gols no torneio local. O jogador a prestar atenção no Cristal é Christofer Gonzales, convocado por Ricardo Gareca para a seleção peruana recorrentemente. Gonzales é um jogador ofensivo que poder atuar nos dois lados do campo ou como meia atrás de um centroavante.
Em La Florida (onde treina o Sporting Cristal) sabem da necessidade que significa cumprir um papel importante na Libertadores, onde não se classificam para as oitavas desde 2004. O principal argumento para acreditar que este ano podem ir longe é que mantiveram quase todo o elenco e reforçaram todas as linhas com atletas importantes como Alejandro Duarte, Alejandro Hohberg e Irven Ávila.