Hernanes perde espaço com Crespo e só tem mais minutos que Vitinho no SPFC

44

UOL

Thiago Fernandes

Hernanes não tem recebido muitas chances sob o comando de Hernán Crespo. Mesmo quando o técnico opta por escalar reservas no São Paulo, o ídolo permanece no banco. Em que pese a participação no jogo de ontem (9) — o empate por 1 a 1 com o Mirassol —, o atleta de 35 anos soma apenas 46 minutos de ação na temporada. Dentre os atletas já utilizados por Crespo em 2021 e que seguem no Morumbi, o meio-campista é o segundo com menos tempo em campo, à frente somente de Vitinho, estreante no profissional aos 20 anos, que esteve dentro das quatro linhas por pouco mais de 10 minutos no ano.

A baixa utilização é consequência de uma lesão muscular, que o tirou de ação por quase todo o mês de abril. O veterano desfalcou o plantel em seis partidas, entre Paulistão e Libertadores, por causa do problema. O atleta se ausentou dos jogos contra São Caetano, Red Bull Bragantino, Guarani, Palmeiras, Sporting Cristal (PER) e Santo André. Mas não está claro qual seria o seu papel no time, num momento em que Crespo apresenta predileção por outros nomes.

Publicidade

Hoje, o meio-campista está atrás até de Talles Costa, jovem recém-promovido ao profissional, que surge como uma alternativa de Crespo para algumas partidas. Mesmo com a volta de Dani Alves à lateral direita, Luan, Liziero e Martín Benítez são tratados como titulares neste momento. Rodrigo Nestor, Igor Gomes e Gabriel Sara recebem oportunidades para compor o setor. William, que só será inscrito no Paulistão a partir das quartas de final, também está à frente do Profeta na predileção da comissão técnica.

Logo após a sequência sem atuar por causa do problema clínico, Hernanes foi a campo para enfrentar o Ituano e ficou por 11 minutos no gramado. No jogo seguinte — a vitória sobre o Rentistas (URU) —, nem sequer apareceu entre os reservas por opção da comissão técnica. No início da passagem de Crespo pelo Morumbi, Hernanes teve mais tempo de campo. O ídolo do clube ficou em campo por sete minutos na estreia contra o Botafogo-SP e mais 18 diante da Inter de Limeira, pela segunda rodada.

Questionado sobre a situação de Hernanes no elenco do São Paulo, ao final da primeira fase do estadual, Crespo tergiversou: “Hernanes é um grande jogador, uma grande pessoa acima de tudo. Ele sabe perfeitamente qual é o seu lugar aqui no São Paulo”. O meio-campista de 35 anos tem contrato no Morumbi até 31 de dezembro de 2021. Ele tem a segunda maior remuneração do elenco, custando R$ 12 milhões por temporada aos cofres do clube, atrás somente de Dani Alves.