GloboEsporte
Leonardo Lourenço
Clube admite atenção nesta semana ao Paulista, que terá maratona de jogos no mata-mata.
O técnico Hernán Crespo recebeu respaldo da diretoria do São Paulo para montar um time com reservas no jogo da próxima quarta-feira, contra o Rentistas, às 19h (de Brasília), no Uruguai, pela quarta rodada da fase de grupos da Libertadores.
Com situação confortável no Grupo E do torneio, podendo até se classificar com uma vitória em Montevidéu, o São Paulo deverá priorizar nessa semana os mata-matas do Campeonato Paulista.
Por causa da paralisação de quase um mês do estadual durante o pico de contaminações por Covid-19 em março, o calendário dos clubes de São Paulo ficou ainda mais apertado, o que tem feito com que jogos sejam realizados com apenas um dia de descanso.
Julio Casares, presidente do São Paulo, e Hernán Crespo, em jogo contra o Palmeiras — Foto: Marcos Ribolli
Será assim nessa semana: após jogar contra o Rentistas na quarta, o São Paulo recebe a Ferroviária, sexta-feira, no Morumbi, pelas quartas de final do Paulista. Se avançar, disputa uma vaga na final já no domingo.
A maratona pode continuar na semana seguinte, com jogo contra o Racing, na terça-feira, em casa, pela Libertadores, e as duas finais do Paulista, marcadas para os dias 20 e 23 de maio.
A diretoria do São Paulo deixou na mão de Crespo a definição. No Morumbi, é consenso que não será possível repetir escalações contra o Rentistas, a Ferroviária e em uma eventual semifinal.
Ao Paulista é dada importância maior do que à Libertadores, neste momento, pelo contexto: o São Paulo não vence um título desde 2012, e o estadual é visto como a melhor chance de encerrar esse jejum. Além disso, a posição do time na Libertadores, com a vaga quase garantida e os mata-matas ainda distantes, permite desviar o foco.
Boletim: Veja todas as informações sobre o dia e a semana do São Paulo
Há pouco mais de uma semana, Crespo foi criticado por parte da torcida por escalar um time misto contra o Corinthians, no Paulista – o jogo acabou em 2 a 2. Três dias depois, usou os titulares no empate sem gols com o Racing.
Na Argentina, Daniel Alves, Luciano e Eder sentiram lesões musculares. Eles não treinaram nesta segunda-feira e, apesar de terem contusões consideradas leves, são dúvidas para os jogos desta semana.
O São Paulo tem sete pontos e é líder de seu grupo na Libertadores. O Racing é o segundo, com cinco pontos, seguido por Rentistas (2) e Sporting Cristal (1).
O Sporting Cristal e o Racing se enfrentam nesta terça, no Peru. Se os donos da casa perderem ou empatarem, o São Paulo precisará só de uma vitória sobre o Rentistas para garantir classificação.
Depois de jogar no Uruguai, o time de Crespo ainda fará duas partidas na Libertadores, ambas em casa: contra o Racing, dia 18 – entre a semifinal e a primeira partida da final do Paulista –, e contra o Sporting Cristal, dia 25, dois dias depois do jogo de volta da decisão estadual.