São Paulo e Palmeiras fazem a 1ª ‘final do futuro’ do futebol brasileiro

553

UOL

Diego Iwata Lima e Thiago Fernandes

Além de decidir o Campeonato Paulista, São Paulo e Palmeiras fazem neste domingo (23), às 16h (horário de Brasília), no Morumbi, a primeira “final do futuro” do futebol brasileiro. Pela primeira vez, dois técnicos estrangeiros decidem um título no país. Dois profissionais jovens, lapidados no futebol europeu, que comandam equipes igualmente jovens e trazem um choque de realidade ao futebol brasileiro.

O português Abel Ferreira, 42, começou em 2011 sua carreira como técnico das categorias de base do Sporting-POR, pouco depois de encerrar por lá mesmo sua vida como lateral-direito. Hernán Crespo, argentino, 45, teve a primeira chance como treinador em 2014, nas categorias de base do Parma-ITA, onde já fora ídolo nos anos 2000. Foi lá também que ele deu seus últimos chutes a gol como centroavante, em 2012. Falar em final do futuro ou em estilo de jogo europeu não quer necessariamente dizer que as duas equipes vão proporcionar um futebol agradável de se assistir.

Publicidade

A primeira partida da final da última quinta-feira (20), foi um 0 a 0 sem jogadas bonitas, é verdade. Mas não faltaram estratégias de posicionamento, marcação, reposição e ataque calcadas em método e estudo. O empate sem gols foi exatamente consequência de um embate de propostas semelhantes de anulação de espaços de criação. Ou, como resumiu o auxiliar de Abel, João Martins, um jogo em que o Palmeiras não teve espaço, mas o São Paulo também não.

A tendência é irreversível. Sempre conhecido pelo jogo “bonito”, no sentido de jogadas de efeito e liberdades criativas, o futebol do Brasil já não tem escolha a não ser adotar uma maneira mais científica de pensar o jogo. E quem quiser entender um pouco melhor o que isso significa, tem o jogo do Morumbi como um primeiro e bom objeto de observação.

São Paulo é obrigado a mexer

Daniel Alves sofreu trauma no joelho direito na ida da final do Paulistão - PETER LEONE/O FOTOGRÁFICO/ESTADÃO CONTEÚDO - PETER LEONE/O FOTOGRÁFICO/ESTADÃO CONTEÚDO

Hernán Crespo deve manter o esquema tático utilizado na temporada, com três zagueiros, cinco meio-campistas e dois atacantes. O treinador, contudo, será obrigado a mexer na escalação diante do rival Palmeiras, na final do torneio. Daniel Alves se recupera de trauma no joelho direito e não treinou nas duas últimas atividades. Ele deve se ausentar da partida que acontece no Morumbi. Martín Benítez teve um estiramento detectado no adutor da coxa esquerda e não estará à disposição da comissão técnica.

O São Paulo, por outro lado, conta com dois retornos. Luciano está livre das dores musculares que o tiraram de campo contra o Palmeiras no jogo de ida e deve atuar como titular no Morumbi. Eder, depois de um edema na coxa direita, também deve ficar à disposição da comissão técnica. Desta forma, o técnico terá que mexer no meio de campo e na lateral direita. Gabriel Sara e Igor Gomes disputam a vaga no meio de campo, com Luciano e Pablo no ataque. A lateral direita tem uma competição entre Orejuela e Igor Vinícius.

Palmeiras tem mais opções para mudar

Abel Ferreira tem mais opções para montar a equipe diante do São Paulo - WILIAN OLIVEIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - WILIAN OLIVEIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Abel não deve alterar o modo de jogar do Palmeiras. O esquema com três zagueiros que permite o avanço de alas, a liberdade de movimentação dos homens de meio-campo e a aposta no entrosamento dos atacantes — e na velocidade de Rony — deve ser mantido. Mas, se quiser mexer nas peças, antes ou durante o jogo, o português tem muitas opções. Matias Viña, “de castigo” no banco desde a suspensão pela expulsão na Recopa Sul-Americana, é uma opção mais incisiva pela ala esquerda que Victor Luis.

No meio, Danilo tem mais mobilidade e velocidade que Felipe Melo. Gustavo Scarpa oferece bola parada, cruzamentos e escanteios mais precisos que Raphael Veiga. E Gabriel Menino chega ao ataque auxiliando mais a armação que Mayke, pela ala direita.

FICHA TÉCNICA: SÃO PAULO X PALMEIRAS Motivo: final do Paulistão 2021 Local: Morumbi, em São Paulo (SP) Data: 23 de maio de 2021 (domingo) Horário: às 16h (de Brasília) Árbitro: Raphael Claus Assistentes: Daniel Paulo Ziolli e Neuza Inês Back Quarto árbitro: Thiago Luis Scarascati VAR: Márcio Henrique de Gois São Paulo: Tiago Volpi; Arboleda, Miranda e Léo; Igor Vinícius, Luan, Liziero, Gabriel Sara e Reinaldo; Luciano e Pablo (Eder). Técnico: Hernán Crespo. Palmeiras: Weverton; Luan, Gustavo Gómez e Renan; Mayke (Gabriel Menino), Felipe Melo, Patrick de Paula, Raphael Veiga e Victor Luis (Viña); Rony e Luiz Adriano. Técnico: Abel Ferreira.

LEIA TAMBÉM: