São Paulo sofre com desgaste inédito e vê calendário ainda pior em maio

54

UOL

Thiago Fernandes

O São Paulo deu claros sinais de desgaste no empate por 0 a 0 com o Racing, da Argentina, na última quarta-feira (5), pela terceira rodada do Grupo E da Libertadores 2021, com Luciano e Daniel Alves se queixando de dores e ficando sob cuidados do Reffis. O time encarou uma maratona de dez jogos disputados desde 11 de abril, quando o futebol foi retomado após a paralisação por causa do agravamento da pandemia do novo coronavírus no estado. O clube projeta que será o mês com mais minutos jogados e maior distância percorrida em dois anos e meio.

A projeção do departamento de futebol é que o elenco chegue a 11 de maio com 10.523 minutos jogados em 30 dias, o que representaria o maior período no gramado durante um mês em uma avaliação feita desde janeiro de 2019. Nos primeiros 22 dias, os atletas ficaram em campo por 8.610 minutos. De acordo com o planejamento, a equipe comandada por Hernán Crespo deve somar mais 1.913 minutos.

Publicidade
Tempo de jogo da equipe do São Paulo - Gráfico/UOL Esporte - Gráfico/UOL Esporte

A distância percorrida dentro das quatro linhas também deve ser a maior dos atletas desde janeiro de 2019, de acordo com previsão do departamento de futebol. Os comandados de Crespo trilharam 901,3 quilômetros nos 22 primeiros dias desde a volta do esporte no estado. Há ainda a previsão de que o número aumente 200 quilômetros até o fim de 30 dias. Ao todo, seriam 1.101,3 quilômetros. No período analisado, o mês que registrou maiores índices nos dois quesitos foi novembro de 2020, quando a equipe se destacou sob a batuta de Fernando Diniz na disputa de Brasileirão e Copa do Brasil. À época, os atletas do São Paulo ficaram 8.694 minutos em campo e percorreram 940,9 quilômetros dentro das quatro linhas.

Distância total percorrida pela equipe do São Paulo (km) - Gráfico UOL Esporte - Gráfico UOL Esporte

O tempo dos jogadores em campo e a distância percorrida são pontos que preocupam a comissão técnica de Hernán Crespo. O argentino chegou a se queixar sobre a situação em sua entrevista coletiva após a igualdade com o Racing. “Estou muito preocupado com o calendário, realmente muito. Nós devemos jogar Libertadores, quartas de final em menos de 48 horas e representamos a Federação Paulista, a Confederação Brasileira. Eles têm que pensar o calendário, seria realmente importante que a federação começasse a pensar em seus representantes, um dos representantes paulistas na Copa Libertadores”, declarou o comandante na ocasião, fazendo coro ao discurso de Abel Ferreira, técnico do rival Palmeiras.

Daniel Alves sente dores durante jogo entre Racing e São Paulo na Libertadores - FotoBaires/AGIF - FotoBaires/AGIF

O desgaste são-paulino é visto nos resultados — foram dois empates seguidos após uma sequência de oito vitórias — e também no número de atletas que passam pelo departamento médico. Joao Rojas e Orejuela estão em tratamento no Reffis. Daniel Alves e Luciano serão reavaliados no treino de hoje (7) e podem integrar a lista de desfalques.

A situação no decorrer de maio pode ser tão complicada quanto nos últimos 30 dias. Isso porque a equipe segue com uma agenda apertada até o fim do mês em caso de classificação no Paulistão. O Tricolor pode disputar até nove jogos se chegar à final do Estadual. Há mais uma rodada da fase de grupos do torneio, prevista para domingo (9), diante do Mirassol. Serão disputados outros três jogos da fase de grupos da Libertadores. Os comandados de Crespo também estarão em campo ao menos nas quartas de final do Paulista, marcada para 14 de maio. Com classificação, voltarão a campo dois dias mais tarde. A estreia do Brasileirão está prevista para 29 de maio.