Análise: Crespo vive primeira crise no São Paulo e não vê nem pernas e nem coração chegando

105

GloboEsporte

Eduardo Rodrigues

Tricolor decepciona de novo, empata com Cuiabá em casa e pode terminar rodada na lanterna.

Os seis jogos do São Paulo sem vitória no Campeonato Brasileiro colocam Hernán Crespo em sua primeira grande turbulência no comando da equipe. Desde que foi contratado, em fevereiro, o treinador ainda não tinha se deparado com tantas oscilações e maus resultados.

Publicidade

Na última quarta-feira, a vitória contra o Cuiabá, estreante na Série A, no Morumbi, era quase uma obrigação para apagar o início de uma crise e, quem sabe, engatar uma sequência de bons resultados no Brasileirão. Mas o que se viu foi algo completamente diferente.

Com o retorno de Benítez ao time titular, o São Paulo começou empolgante, com passes do meia em profundidade, tabelas com Emiliano Rigoni e um volume ofensivo interessante. O gol, portanto, não demorou a sair e, aos 17 minutos, o Tricolor já estava na frente após gol de Benítez.

Mas a alegria durou pouco depois de uma desatenção. Aos 23 minutos, Rafael Gava aproveitou a cochilada da defesa são-paulina em uma cobrança de falta alçada à área e marcou um golaço. A partir desse momento o São Paulo teve um apagão.

São Paulo x Cuiabá: Hernán Crespo — Foto: Marcos Ribolli

São Paulo x Cuiabá: Hernán Crespo — Foto: Marcos Ribolli

As bolas que antes estavam entrando em passes em profundidade começaram a não sair. A gana por querer fazer logo o gol de desempate desequilibrou a equipe de Crespo, que se viu com inúmeras dificuldades para entrar na defesa do Cuiabá.

E em um desses desequilíbrios, o time visitante aproveitou um contra-ataque e virou, com Elton, aos 38 minutos. A sorte é que Gabriel Sara empatou quatro minutos depois e não deixou o desespero bater.

Mas Hernán Crespo não conseguiu resgatar o brilho do campeão paulista no vestiário, e o São Paulo retornou para o segundo tempo apresentando os mesmos problemas e complicações da etapa inicial. Nem a entrada de Daniel Alves mudou o panorama.

Após uma etapa final sem pressionar o adversário e longe de apresentar o futebol do início da temporada, o Tricolor não conseguiu desempatar o duelo e passou mais uma rodada sem vencer no Brasileirão.

São Paulo x Cuiabá: Daniel Alves voltou, mas não jogou bem — Foto: Marcos Ribolli

São Paulo x Cuiabá: Daniel Alves voltou, mas não jogou bem — Foto: Marcos Ribolli

Em 18 pontos disputados, foram apenas três pontos conquistados. O time pode se tornar lanterna da competição, caso América-MG e Grêmio vençam Juventude e Santos, respectivamente.

Crespo, que antes demonstrava ser um treinador que sabia utilizar bem as opções que tem no elenco, começa a ter dificuldades para achar a melhor formação, o melhor sistema defensivo e até as substituições que faz ao longo dos jogos.

Por ser um campeonato longo, o Brasileirão dá margem para que Hernán Crespo ainda consiga recuperar esse tempo “perdido”. No entanto, a briga por título pode ficar comprometida e a salvação pode estar nas copas (do Brasil e Libertadores).

O fato é que neste momento, nem pernas e nem coração estão chegando para colocar o São Paulo de volta no caminho das vitórias.

LEIA TAMBÉM: