Confirmado na Copa América, Arboleda pode ficar até um mês longe do São Paulo

121

GloboEsporte

José Edgar de Matos

Defensor está na lista equatoriana para a competição que começa neste fim de semana.

A seleção do Equador soltou a lista dos convocados para a Copa América no início da madrugada desta quinta-feira e confirmou a presença do zagueiro Robert Arboleda no grupo.

Publicidade

O defensor fica fora do São Paulo no mínimo até o fim do mês. Ele pode retornar, no cenário mais otimista para a equipe nacional equatoriana, somente às vésperas do duelo contra o Racing, pela Libertadores, daqui a mais de um mês.

Segundo o calendário da Copa América, no cenário mais pessimista para o Equador, Arboleda jogaria pela última vez no dia 27 de junho, em Goiânia, contra o Brasil. Desta forma, Hernán Crespo deixa de contar com o defensor por no mínimo cinco rodadas do Brasileirão.

Em caso de eliminação precoce ainda na primeira fase, o zagueiro estaria à disposição para reforçar o time no clássico do dia 30 contra o Corinthians, na Neo Química Arena. O jogo é válido pela oitava rodada.

Arboleda pode ficar fora do São Paulo por até mais um mês — Foto: Marcos Ribolli

Arboleda pode ficar fora do São Paulo por até mais um mês — Foto: Marcos Ribolli

Porém, segundo o retrospecto com base nas atuais eliminatórias, o Equador não deve ficar fora pelo menos da fase quartas de final da Copa América. Os dez países afiliados à Conmebol foram divididos em dois grupos de cinco times, e quatro avançam ao mata-mata.

O Equador faz campanha consistente e ocupa a terceira posição nas Eliminatórias para a Copa do Mundo, com nove pontos. O time de Arboleda, contudo, chega para a competição após perder os dois jogos da Data Fifa deste mês de junho.

Pela sétima e oitava rodadas do qualificatório, a equipe perdeu para o Brasil por 2 a 0, no Beira-Rio, e acabou superada pelo lanterna Peru, em Quito. A equipe peruana conquistou a primeira vitória na atual edição das Eliminatórias ao fazer 2 a 1 nos equatorianos.

No cenário mais otimista para a seleção equatoriana, com a ida para a final do torneio, Arboleda só estaria disponível para retornar ao São Paulo depois do dia 10 de julho, data da decisão.

O time tricolor enfrenta o Bahia, pela 11ª rodada do Brasileirão, somente um dia depois da final da Copa América.

Portanto, no caso de o Equador ir à final, Arboleda estaria plenamente à disposição de Crespo somente para o jogo do dia 13 de julho, contra o Racing, no Morumbi, pelo duelo de ida das oitavas da Libertadores.

LEIA TAMBÉM: