Em “lua de mel” com torcida, SPFC tenta evitar desastre na Copa do Brasil

94

UOL

Eder Traskini

A derrota do São Paulo para o 4 de Julho (PI) no jogo de ida pela terceira fase da Copa do Brasil não seria o suficiente, mas uma eliminação precoce no torneio nacional pode terminar, em questão de semanas, por estragar a lua de mel que o Tricolor paulista vive com seu torcedor após o título estadual. Para evitar tamanho desastre, o time de Hernán Crespo precisa vencer por pelo menos dois gols de diferença nesta noite (8), às 19h, no Morumbi.

A taça erguida no Paulistão encerrou um jejum de nove anos sem conquistas e deixou o são-paulino com a sensação de que o Tricolor paulista “voltou”. O estado de graça, no entanto, pode cair por terra em caso de eliminação.

Publicidade

Mais que isso: ser eliminado por um time bem distante da divisão de elite do futebol brasileiro, atualmente na Série D, pode trazer de volta um fantasma que assombrou o Morumbi nos últimos anos. De 2011 pra cá, foram três eliminações para times modestos, sendo que dois deles não estavam na Série A do Brasileirão.

A última foi em 2016, quando o Tricolor paulista caiu perante o Juventude exatamente na terceira fase do torneio. Apesar de hoje estar na elite nacional, o time de Caxias do Sul (RS) disputava a Série C na época. Antes disso, em 2014, o São Paulo já havia sido eliminado também na terceira fase para o Bragantino — que brigou contra o rebaixamento na Série B naquela temporada, bem antes do investimento da Red Bull.

Outra eliminação que abalou as estruturas do Morumbi, na época, foi nas quartas de final de 2011 diante do Avaí. Os catarinenses terminariam o Brasileirão daquele ano na lanterna, rebaixados com duas rodadas de antecedência. Compensando essa série de tropeços, o Tricolor chegou à semifinal da edição de 2020, mas acabou derrotado pelo Grêmio. Aquele revés desencadearia uma série de maus resultados que acabaram custando ao time então dirigido por Fernando Diniz a liderança do Campeonato Brasileiro em sua reta final. Diniz acabou demitido ao fim da temporada, e Crespo chegou para mudar os ares no CT da Barra Funda.

Para manter a lua de mel viva, após perder na ida por 3 a 2, fica o reforço: o São Paulo precisa vencer por dois gols de diferença. Qualquer vitória simples, por apenas um gol, leva a decisão para os pênaltis — independentemente do placar, já que o torneio não possui a regra do gol fora.

FICHA TÉCNICA SÃO PAULO x 4 DE JULHO (PI) Competição: Copa do Brasil – 3ª fase (volta) Data: 8/6/2021 (terça-feira) Horário: 19h (de Brasília) Local: estádio do Morumbi, em São Paulo Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim (AL) Assistentes: Esdras Mariano de Lima Albuquerque (AL) e Brigida Cirilo Ferreira (AL).

São Paulo: Tiago Volpi; Bruno Alves, Miranda e Léo; Igor Vinícius, Rodrigo Nestor, Igor Gomes, Gabriel Sara e Reinaldo; Luciano e Pablo. Técnico: Hernán Crespo. 4 de Julho: Jailson; Edy, Gilmar Bahia, Marcelo e Chico Bala; Vitor Recife, Rômulo, Esquerdinha e Hiltinho; Dudu Beberibe e Ítalo Pica-Pau. Técnico: Fernando Tonet.

LEIA TAMBÉM: