UOL
Brunno Carvalho
O tobogã, que ontem começou a ser demolido, se calou no dia 9 de março de 2014. Aos 34 minutos do segundo tempo, Rodrigo Caio marcou o gol que decretou a vitória do São Paulo por 3 a 2 sobre o Corinthians, para a tristeza de 27 mil corintianos e alegria de pouco mais de mil são-paulinos. Aquela seria a última vez que os torcedores do Tricolor sorririam em um jogo como visitante contra os alvinegros.
Desde então, o São Paulo convive com um tabu que o pressiona a cada vez que visita a Neo Química Arena, a casa do Corinthians desde2014, quando da saída do estádio municipal. Nem mesmo o favoritismo nas últimas duas vezes em que esteve lá fez o time do Morumbi marcar três pontos contra um de seus maiores rivais. Quando era líder do Brasileirão 2020, perdeu por 1 a 0. Na campanha do título paulista deste ano, evitou a derrota no finalzinho da partida, empatando em 2 a 2.
Para piorar, o período do tabu contou com passagens traumáticas. O time misto do Corinthians, campeão brasileiro de 2015, aplicou uma goleada de 6 a 1 na última rodada daquele ano. Mas nos outros jogos, o nervosismo se mostrava sempre presente.
Em 2016, um lance exemplificou muito bem isso. O jovem Lucão recuou muito mal para o goleiro Dênis e entregou de presente para Lucca, que mandou para o fundo das redes. O Corinthians venceu aquela partida por 2 a 0.
Na noite de hoje, às 21h30 (de Brasília), além do tabu de sete anos, o São Paulo tenta suportar a pressão pelo mau início no Brasileirão. Em sete jogos, a equipe de Hernán Crespo somou apenas quatro pontos, não venceu nenhum jogo e figura na zona de rebaixamento.
Além dos maus resultados, uma onda de lesões atrapalhou o time campeão paulista. Um dos heróis da conquista do Estadual, o volante Luan perdeu cinco rodadas até agora por causa de uma lesão muscular. Recuperado, ele deve ser titular no clássico contra o Corinthians. O mesmo acontece com o lateral Léo, cortado de última hora do duelo diante do Ceará por causa de um desconforto na coxa.
Ainda assim, o São Paulo terá três desfalques certos para o duelo: os machucados William e Hernanes e Arboleda, com a seleção equatoriana na disputa da Copa América. Lesionado durante o duelo contra o Cuiabá, o meia Gabriel Sara ainda é dúvida para o confronto.
LEIA TAMBÉM:
- “Tem energia”: veja raio-x de Calleri sob o comando de Zubeldía no São Paulo e por que ele continua titular
- Arboleda deve voltar a treinar segunda-feira e pode reforçar São Paulo contra o Bragantino
- Pablo Maia vai encurtar férias para voltar aos gramados na pré-temporada do São Paulo
- Vestiário torce, mas não pressiona Rafinha e Luiz Gustavo para seguir no São Paulo
- Em alta no São Paulo, André Silva descarta rivalidade com Calleri, mas diz: “Acredito em meritocracia”