GloboEsporte
José Edgar de Matos
Time somou apenas cinco pontos de 24 possíveis neste início de Série A.
Dos 24 pontos em disputa, apenas cinco conquistados. O início de Campeonato Brasileiro do São Paulo é desastroso e obriga a equipe a ter um aproveitamento muito acima da média para repetir no mínimo a campanha do ano passado, que deixou o clube no G-4 e classificou para a Copa Libertadores da América deste ano.
O São Paulo de 2020 terminou as 38 rodadas do Brasileirão com 66 pontos e na quarta colocação. Para alcançar a mesma pontuação do campeonato passado, a equipe comandada por Hernán Crespo precisa somar 61 dos 90 pontos em disputa.
Para repetir minimamente o desempenho do ano passado, o São Paulo precisa ganhar 67% dos pontos disponíveis nas 30 rodadas restantes de competição. É um aproveitamento acima, por exemplo, do Flamengo campeão, que terminou a competição com 62%.
São Paulo ainda não venceu, após oito rodadas de Brasileirão — Foto: Marcos Ribolli
No entanto, antes de olhar para cima, a equipe do Morumbi deve encarar a dura realidade de início de jornada no Brasileirão de 2021. O São Paulo ainda não venceu e possui o pior ataque da competição com apenas quatro gols marcados, mesmo número de Sport, Cuiabá e Grêmio.
– São situações que estamos vivendo e trabalhamos para melhorar isso – resumiu o auxiliar técnico Juan Branda, que substituiu novamente Hernán Crespo, afastado por testar positivo para a Covid-19.
Veja a entrevista coletiva de Juan Branda, auxiliar técnico do São Paulo, após o empate co
Aliás, além do São Paulo, somente Cuiabá, Chapecoense e Grêmio ainda não venceram na competição. Porém, deste grupo que justamente ocupa as quatro colocações no Z-4, somente o atual campeão paulista e a Chape entraram em campo oito vezes na competição.
A situação surge como preocupante e incomoda internamente, mas há alguns pontos que na análise do clube explicam o mau momento. O principal deles se encontra na questão física, que tem atrapalhado e tirado peças importantes de ação no Brasileirão.
O São Paulo direcionou o foco do início de ano para a conquista do Paulistão. Deu certo, e o time levantou o estadual, encerrando um jejum de quase nove anos sem troféus. No entanto, toda essa preparação traz consequências um mês depois da glória.
LEIA TAMBÉM:
- Zubeldía vê Oscar e Luciano juntos no time titular e elogia polivalência do reforço do São Paulo
- Zubeldía quer elenco equilibrado e admite que São Paulo busca mais reforços: “Estamos trabalhando”
- Nova contratação, Enzo Díaz chega aos Estados Unidos e faz primeiro treino pelo São Paulo
- São Paulo terá lucro de R$ 3 milhões com ativações na FC Series
- São Paulo projeta queda em folha salarial após 16 saídas de jogadores e até quatro reforços; veja valores