GazetaEsportiva
O São Paulo ainda não venceu no Campeonato Brasileiro após nove rodadas. Na zona de rebaixamento, mais precisamente na 17ª colocação, com apenas cinco pontos, o Tricolor figura em uma situação mais preocupante que a dos clubes grandes rebaixados nos últimos anos, e justamente por isso precisa conquistar um resultado positivo na próxima quarta-feira, contra o Internacional, em Porto Alegre.
O Botafogo foi o clube que teve o pior desempenho entre os grandes rebaixados nos últimos anos após as nove primeiras rodadas do Brasileirão, somando nove pontos em 2020. O São Paulo, com um elenco infinitamente superior, tem cinco tentos e uma das maiores folhas salariais do futebol nacional.
O Vasco, outro grande rebaixado na última temporada, somava 15 pontos após nove rodadas no Brasileirão de 2020. Em 2019, o Cruzeiro tinha oito pontos. Já o Inter, em 2016, já havia somado 19 tentos. Até o Corinthians, em 2007, teve um desempenho melhor, com 15 pontos em nove jogos.
Apenas o Palmeiras se aproxima do pífio desempenho do São Paulo em 2021. Em 2012, ano que conquistou a Copa do Brasil, o time comandado por Luiz Felipe Scolari havia somado seis pontos nas nove primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro.
A situação dos clubes é semelhante pelo fato de o Tricolor também ter conquistado um título na ameaçadora temporada. Superando o próprio Palmeiras na final do Paulistão, o São Paulo acabou com uma fila de quase nove anos, mas o sentimento de orgulho do torcedor rapidamente se desfez com esse início de Campeonato Brasileiro.
Praticamente metade do primeiro turno já foi, mas ainda há muitas rodadas pela frente. A situação do São Paulo é alarmante, mas resta muito tempo para iniciar uma retomada. Resta saber se o técnico Hernán Crespo, após dez dias isolado por causa da covid-19, retornará com alternativas para acabar com a crise que assola o Morumbi.
LEIA TAMBÉM:
- Oscar viaja e reforça São Paulo na estreia na Libertadores
- São Paulo visita o Fortaleza pelo Brasileiro Sub-20
- São Paulo assina o Pacto Ninguém se Cala, contra violência à mulher
- Pela Copa do Brasil Sub-17, Tricolor empata com o Sport
- Em baixa no São Paulo, Calleri passa pelo maior jejum no Brasileiro desde estreia