GloboEsporte
Foram 11 partidas da edição passada e outras oito na atual.
O fato de o São Paulo ainda não ter vencido no Campeonato Brasileiro de 2021 já não é novidade. Mas o que a torcida talvez ainda não saiba é que nos últimos 19 jogos do torneio o Tricolor só ganhou duas vezes.
Neste ano, o São Paulo disputou 19 partidas pelo Brasileirão (oito na edição atual e outras 11 na edição passada, paralisada pela pandemia do novo coronavírus). Nessa amostragem, o time acumulou duas vitórias, nove empates e oito derrotas – um aproveitamento de 26,3%
As duas vitórias no período, aliás, não aconteceram com Crespo ou Fernando Diniz. O responsável por comandar a equipe nos triunfos sobre Grêmio e Flamengo foi Marcos Vizolli, técnico interino após a demissão de Diniz.
Diniz, ex-treinador do São Paulo, e Crespo, atual treinador do Tricolor — Foto: Marcos Ribolli
A vitória sobre o Grêmio, por 2 a 1, aconteceu no dia 14 de fevereiro de 2021, pela 36ª rodada. Os gols foram marcados por Tchê Tchê e Luciano. Já a vitória sobre o Flamengo, na última rodada da edição passada, também por 2 a 1, tiveram os gols anotados por Luciano e Pablo. Dos autores dos gols, apenas Tchê Tchê não está mais no elenco.
Coincidentemente, a série indigesta no Campeonato Brasileiro começou justamente contra o adversário do São Paulo neste domingo, às 18h15, no Morumbi: o Red Bull Bragantino.
Após vencer o Fluminense no último jogo do Brasileirão em 2020, o Tricolor abriu 2021 contra a equipe de Bragança Paulista, no dia 6 de janeiro. Até aquele momento, o time de Fernando Diniz brigava ponto a ponto pela liderança.
No confronto contra o Bragantino, porém, tudo começou a dar errado. Foi naquele jogo que Diniz xingou Tchê Tchê na beira do gramado e uma crise se instalou. A partir daquele momento, o São Paulo tropeçou nos seis jogos seguintes.
Diniz bate boca e chama Tchê Tchê de “mascaradinho”
A vitória diante do Grêmio, que quebrou a sequência sem vitórias, não adiantou para a equipe se manter na briga pelo título. Devido ao momento de instabilidade, o Tricolor deu adeus à taça.
Na edição atual, a briga tem sido apenas para se livrar da zona de rebaixamento até o momento. Nos primeiro oito jogos foram cinco empates e três derrotas, um aproveitamento de 20,8%. A equipe comandada por Hernán Crespo ocupa apenas a 17ª colocação.
Neste domingo, contra o Red Bull Bragantino, o São Paulo tem mais uma oportunidade de dar fim a esse incômodo jejum. Uma vitória pode tirar a equipe do Z-4. Um tropeço, porém, pode colocar mais pressão sob Crespo e seus comandados.
LEIA TAMBÉM:
- “É um maluco maravilhoso”: como Zubeldía superou drama para virar técnico intenso e apaixonado
- “Momento mais difícil do ano”: como a morte de Izquierdo marcou o 2024 do elenco do São Paulo
- São Paulo concede folga ao elenco e dará atenção especial a trio que apresentou desgaste físico
- Relembre o último duelo entre São Paulo e Bragantino no Nabizão
- André Silva é quem precisa de menos tempo para marcar pelo São Paulo no Brasileirão