UOL
Eder Traskini
São Paulo e Palmeiras ajustam detalhes para iniciar o duelo pela vagas nas semifinais da Copa Libertadores e o assunto que tomou o noticiário do Tricolor paulista foi Daniel Alves. Campeão olímpico com a seleção brasileira no último sábado, o lateral deu declarações fortes e irritou a torcida são-paulina. Do outro lado do muro que separa os dois CTs, o Palmeiras fala sobre o experiente jogador com admiração extrema. Não só Gabriel Menino, outro campeão olímpico com a seleção brasileira, mas também o técnico Abel Ferreira confessou ter Dani Alves como ídolo.
“Fico muito feliz pela seleção olímpica ter ganho a medalha de ouro e posso dizer isso sem problema nenhum. Um dos meus ídolos quando eu era jogador, o Daniel Alves acumula mais um título à sua carreira. É um exemplo de pessoa e jogador, não só para mim, mas para todos os brasileiros”, disse o treinador português anteontem (7). Antes de iniciar a carreira de técnico, Abel Ferreira foi lateral-direito com passagem pelo Sporting — onde aposentou e iniciou a trajetória como treinador. Aos 42 anos, o português é apenas quatro anos mais velho do que o camisa 10 do São Paulo, que tem 38.
“O Daniel Alves é o melhor lateral do Brasil. Conquistou vários títulos, é o maior campeão que eu já conheci. É uma pessoa sensacional, um profissional sem palavras e o que ele está me ensinando é surreal. Vê-lo de perto, poder conversar, tirar dúvidas, perguntar sobre a vida, a carreira dele”, falou Gabriel Menino durante o período em que os dois estiveram com a seleção olímpica.
Com a medalha de ouro em Tóquio-2020, Dani Alves chegou a 42 títulos na carreira, maior marca da história do futebol. Os troféus conquistados contrastam com o momento atual vivido no Tricolor. Em campo, o lateral cresceu de produção com Hernán Crespo, mas foi criticado por grande parte da torcida por servir à seleção neste momento — desgaste esse que motivou as declarações após o ouro.
O Tricolor paulista, como publicou o UOL Esporte, não pretende “comprar a briga” com Dani após o lateral afirmar que “o São Paulo falhou” com ele. A atual diretoria acredita que as críticas foram endereçadas à antiga gestão, do ex-presidente Carlos Augusto de Barros Silva, o Leco. O São Paulo tem uma dívida na casa dos R$ 11 milhões com seu camisa 10. Dani Alves é dúvida para o confronto pela Libertadores. Gabriel Menino, por outro lado, já mandou recado do Japão para Abel Ferreira pedindo para jogar. A partida está marcada para terça-feira, às 21h30, no Morumbi.
Acostumado a ser ídolo por onde passa, Daniel Alves pode enfrentar uma situação inusitada: admiração do rival contra um clima estranho em sua própria casa.
LEIA TAMBÉM:
- São Paulo tenta seduzir Coritiba por Natanael, mas vê Atlético-MG com proposta melhor
- São Paulo sonda lateral-direito Lucas Rosa, do Valladolid
- São Paulo diminui carências no elenco, mas ainda tenta atender a pedidos de Zubeldía
- Oscar aparece no BID e pode estrear pelo São Paulo
- XV de Jaú x São Paulo: tudo o que você precisa saber sobre o duelo da Copinha