GloboEsporte
Treinador também tem cedido diversos jogadores ao elenco profissional, comandado por Crespo.
O começo de Alex como treinador do time sub-20 do São Paulo é praticamente perfeito. Em seu primeiro trabalho na função, o ex-jogador já comandou o Tricolor em 11 partidas, com oito vitórias, dois empates e apenas uma derrota.
Desses 11 jogos, dez foram pelo Campeonato Brasileiro da categoria e um pelo Campeonato Paulista. No torneio nacional, o São Paulo é o líder isolado, com 23 pontos ganhos, e ainda defende o melhor ataque (19 gols) e a melhor defesa (7 gols sofridos).
A única derrota sofrida pelo São Paulo de Alex foi na rodada passada do Brasileirão, diante do Cruzeiro, dentro de casa, por 1 a 0. O treinador, porém, pode ter uma “desculpa” para alguns tropeços na temporada.
Devido ao bom momento do time sub-20 e dos problemas enfrentados pelo clube, impedindo novas contratações, Hernán Crespo tem olhado para a equipe comandada por Alex com mais atenção.
Alex, treinador do sub-20 do São Paulo — Foto: Anderson Rodrigues/Saopaulofc.net
Nesta derrota para o o Cruzeiro, por exemplo, o treinador não pôde contar com o atacante Juan. Um dos destaques do sub-20, ele foi convocado por Crespo para fazer parte do elenco que enfrentou Vasco, pela Copa do Brasil, Athletico-PR, pelo Brasileirão, e Palmeiras, pela Libertadores.
Com a escassez de centroavantes no elenco, é bem provável que Hernán Crespo peça que Juan fique em definitivo nos profissionais, algo que pode mexer na estrutura do sub-20. Algo semelhante aconteceu com Marquinhos, atacante promissor que começou em alta a temporada na base, mas se consolidou no time de cima após se destacar na Libertadores.
Esse grande intercâmbio de jogadores entre as divisões fez com que Alex adotasse uma linha de trabalho parecida com a de Crespo. No fim de julho, o técnico enfrentou o Vasco, pelo Brasileirão sub-20, com uma novidade: a linha de três zagueiros.
O sistema é o mais utilizado por Hernán Crespo e se tornou uma marca registrada do argentino. Para que os garotos já comecem a se acostumar com o esquema de jogo, Alex decidiu inovar.
– É uma maneira deles entenderem mais rápido como o time principal joga. Se o Crespo quiser alguém daqui (do time Sub-20), pode utilizar e eles chegarão mais preparados. A ideia de três zagueiros com os laterais sendo mais alas é um aprendizado para eles irem pegando mais as novas ideias – disse Alex ao site oficial do São Paulo.
Sem Marquinhos e sem Juan, o sub-20 do Tricolor entra em campo nesta quinta-feira, às 15h, para enfrentar o SC Brasil, em Embu das Artes, pelo Campeonato Paulista. No domingo, às 15h, o desafio é diante do Fortaleza, fora de casa, pelo Brasileirão.
LEIA TAMBÉM:
- Calleri e Rato são ausências em coletivo do São Paulo no CT; veja escalações
- Convocações de Bobadilla abrem espaço para Marcos Antônio se firmar no São Paulo
- São Paulo mira vaga direta na Libertadores e disputa ponto a ponto com o Internacional
- Feminino Sub-17 enfrenta o Corinthians pelo jogo de volta da semifinal do Paulistão
- Basquete Tricolor visita a Unifacisa pelo NBB