GloboEsporte
O duelo desta quarta-feira entre São Paulo e Fortaleza, às 21h30 (de Brasília), pelas quartas de final da Copa do Brasil, reserva uma disputa argentina na área técnica. De um lado, Hernán Crespo. Do outro, Juan Pablo Vojvoda.
A classificação no torneio pode ser a afirmação do trabalho que ambos têm feito em seus clubes. Pelo São Paulo, Crespo conquistou o Paulistão e foi eliminado nas quartas da Libertadores. Vojvoda, por sua vez, faturou o Cearense e tem feito uma campanha sólida com o Fortaleza no Brasileirão. O time é o terceiro colocado, atrás apenas de Atlético-MG e Palmeiras.
Treinadores da nova geração, ambos têm muito em comum – inclusive os 46 anos de idade. Crespo começou a carreira como jogador profissional de futebol em 1993, no River Plate. O atacante fez sucesso na Europa e na seleção argentina, tornando-se um dos grandes atacantes dos anos 2000.
Crespo, do São Paulo, e Vojvoda, do Fortaleza — Foto: Editoria de arte
Vojvoda, por sua vez, subiu para os profissionais do Newell’s Old Boys em 1995. No entanto, passou longe do sucesso do compatriota. O ex-zagueiro até se aventurou na Europa, mas defendeu clubes como Algeciras e Cultural Leonesa, de divisões inferiores da Espanha.
Como técnicos, porém, a diferença encurtou. Hernán Crespo começou no Modena, da Itália, em 2015. Mas foi na argentina onde ele se firmou após o título da Copa Sul-Americana com o Defensa y Justicia, em 2020. Em 2021, foi contratado pelo São Paulo.
Já Vojvoda começou no Newell’s Old Boys, em 2016, também passou pelo Defensa y Justicia e teve destaque no Talleres, quando eliminou o próprio São Paulo na fase prévia da Libertadores de 2019.
Como jogadores eles jamais se enfrentaram, mas como técnicos já foram dois encontros, e nas duas vezes Vojvoda levou a melhor.
Vojvoda, Fortaleza — Foto: Thiago Gadelha/SVM
O primeiro duelo entre os dois aconteceu em fevereiro de 2019. Na ocasião, Crespo estava à frente do Banfield, e Vojvoda no Talleres. As equipes argentinas se encontraram pela 17ª rodada do Campeonato Argentino e o Talleres venceu por 3 a 1.
O segundo encontro ocorreu já no Brasil, na 12ª rodada do Brasileirão deste ano. No Morumbi, Robson marcou o gol da vitória do Fortaleza e complicou a vida do Tricolor paulista no torneio naquele momento.
Este será o primeiro confronto mata-mata entre eles. Quem sair vencedor irá confirmar o bom momento no Brasil e elevar o moral para o restante da temporada.
No ano passado, São Paulo e Fortaleza também se encontraram na fase final das oitavas de final. Na ocasião, o Tricolor paulista levou a melhor nas oitavas de final nos pênaltis por 10 a 9, após um empate em 3 a 3 no jogo de ida e 2 a 2 na volta.
Hernán Crespo durante treino do São Paulo — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net
LEIA TAMBÉM:
- Zubeldía vê Oscar e Luciano juntos no time titular e elogia polivalência do reforço do São Paulo
- Zubeldía quer elenco equilibrado e admite que São Paulo busca mais reforços: “Estamos trabalhando”
- Nova contratação, Enzo Díaz chega aos Estados Unidos e faz primeiro treino pelo São Paulo
- São Paulo terá lucro de R$ 3 milhões com ativações na FC Series
- São Paulo projeta queda em folha salarial após 16 saídas de jogadores e até quatro reforços; veja valores