Análise: São Paulo estaciona em campo e na tabela com atuação ruim contra América-MG

73

GloboEsporte

José Edgar de Matos

Time faz segundo tempo pobre, e Crespo não encontra soluções para sair do 0 x 0.

A frustração era evidente. O São Paulo desperdiçou uma enorme chance de mudar o próprio campeonato no Brasileirão. Porém, em uma noite ruim, pobre, especialmente no segundo tempo, a equipe de Hernán Crespo estacionou em campo e, consequentemente, na tabela de classificação.

Publicidade

O empate sem gols com o América-MG, nesta quarta-feira, em jogo atrasado da 19ª rodada, deixa a equipe no meio da tabela. Um marasmo que contradiz os planos de Crespo e da diretoria, que testemunharam mais uma noite ruim, atestando a irregularidade são-paulina depois do título do Paulistão.

A noite ruim começa pelo próprio Hernán Crespo. As escolhas para a partida deste meio de semana, com a alteração do setor de meio-campo, não se sustentaram. O São Paulo perdeu competitividade e até mesmo criatividade, ainda mais com a ausência repentina de Luciano, por uma “irritação ocular”.

Rigoni lamenta chance perdida pelo São Paulo contra o América-MG — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc

Rigoni lamenta chance perdida pelo São Paulo contra o América-MG — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc

O treinador também falhou ao tentar encontrar alternativas para mudar o jogo. O América-MG se sobressaiu no segundo tempo e só não saiu do Morumbi com a vitória por circunstância de uma boa atuação de Tiago Volpi. O goleiro, que vive má fase, fez defesas importantes nesta quarta.

Crespo demorou a reagir. Depois de colocar Marquinhos e Liziero antes dos 15 minutos do segundo tempo, o treinador só levou Calleri e Welington a campo aos 36. Se ambos estão longe da melhor forma física, o treinador ainda possuía Eder e Benítez no banco.

+ Leia mais notícias sobre o São Paulo

Escalados como solução na partida de eliminação para o Fortaleza, na Copa do Brasil, Benítez e Eder acabaram preteridos nesta quarta-feira. Crespo, por sinal, terminou com uma alteração a se fazer e um desabafo ao ser questionado sobre a dupla.

A Voz da Torcida – Caio: “Jogo apático e sem criatividade

– Como acontece em toda coletiva, não ganhamos porque o melhor jogador estava fora de jogo – declarou o treinador, que novamente vê a parte baixa da tabela mais próxima do que a zona da Libertadores.

Com 21 jogos e na 12ª colocação, São Paulo possui 26 pontos, apenas três a mais do que Juventude, primeiro clube do Z-4. Para o G-6, a distância é de quatro. A gangorra agora pesa para o lado negativo.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

O que deu certo

O recuo de Luan com a posse de bola para a linha de zaga, ao lado de Arboleda e Miranda, ajudou o São Paulo a viver os melhores momentos na partida. Com o volante, a qualidade do primeiro passe aumentou e facilitou o trabalho de bola do time.

Essa formação fez Reinaldo e Galeano atuarem mais no ataque, ampliando a marcação americana e permitindo a Rigoni aparecer entre a linha de meio-campo e de zaga do visitante.

Com o argentino vieram os melhores momentos são-paulinos no duelo, ainda no primeiro tempo. Os primeiros 45 minutos, aliás, ainda trouxeram bons pontos em uma noite ruim, no somatório.

Crespo e Rodrigo Nestor conversam durante o duelo entre São Paulo x América-MG — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc

Crespo e Rodrigo Nestor conversam durante o duelo entre São Paulo x América-MG — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc

O que deu errado

O segundo tempo do São Paulo teve Tiago Volpi como protagonista. O goleiro salvou a equipe de sair derrotada no Morumbi, já que ofensivamente o Tricolor viveu 45 minutos finais muito ruins.

Igor Gomes, meia mais ofensivo, pouco colaborou ofensivamente – ainda perdeu uma grande chance, em bola parada. A entrada de Marquinhos, sem ritmo após 11 jogos fora, também trouxe pouco resultado para o São Paulo.

Hernán Crespo, técnico do São Paulo, orienta o time diante do América-MG — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc

Hernán Crespo, técnico do São Paulo, orienta o time diante do América-MG — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc

Neste quesito, a crítica recai sobre Crespo. O treinador não conseguiu encontrar soluções diante de um contexto desfavorável, com o América-MG controlando o jogo.

A solução pode ser Jonathan Calleri, mas o argentino ainda se encontra longe do ritmo ideal para ser quem resolverá. O São Paulo precisa de mais como grupo, se quiser mirar o objetivo da comissão técnica de ir à Libertadores de 2022.

Próximos passos

A irregularidade são-paulina será colocada à prova diante do líder do Campeonato Brasileiro. No sábado, às 21h (de Brasília), o São Paulo terá pela frente o Atlético-MG, que deve dividir a atenção com a semifinal da Libertadores contra o Palmeiras, na terça.

Para o duelo contra o primeiro colocado, Crespo pode contar com dois retornos importantes. Além de Luciano, que está com suspeita de conjuntivite, o treinador aguarda o retorno de Igor Vinicius, lateral direito titular da equipe e desfalque nesta quarta por um trauma no olho.

São Paulo encara o Atlético-MG na próxima rodada do Brasileirão — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc

São Paulo encara o Atlético-MG na próxima rodada do Brasileirão — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc

LEIA TAMBÉM: