GazetaEsportiva
O ex-jogador Zizinho nasceu no dia 14 de setembro de 1921, há exatos 100 anos, em São Gonçalo (RJ). Ídolo de Pelé, o craque defendeu Flamengo, Bangu, São Paulo e a Seleção Brasileira. O aniversário do antigo meio-campista foi relembrado pela CBF nesta terça-feira.
Zizinho vestiu a camisa do Flamengo entre 1939 e 1950 e conquistou quatro vezes o Campeonato Carioca. Um dos maiores ídolos do clube antes do surgimento de Zico, ele disputou 318 jogos e fez 146 gols.
Em meio ao sucesso no clube carioca, o meio-campista jogou pela Seleção Brasileira e esteve presente na Copa de 1950. Com a camisa da Amarelinha, ele disputou 54 jogos e balançou as redes 30 vezes.
“Um dos maiores craques da história do futebol, Zizinho completaria 100 anos nesta terça. Um Maestro dos gramados, capaz de jogadas brilhantes que encantaram até o Rei Pelé. Obrigado por tudo, Zizinho! Você sempre será lembrado pelos amantes do futebol e da Seleção Brasileira”, escreveu a confederação.
Já nos anos 50, Zizinho se transferiu para o Bangu e se tornou o maior ídolo da história do time. Artilheiro da equipe em diferentes temporadas, foi vice-campeão estadual e continuou se destacando no cenário estadual.
Em 1957, o craque mudou de ares: foi para o São Paulo, equipe que defendeu até 1959. Pelo Tricolor, ele fez 27 gols em 67 jogos e venceu o Paulistão em seu primeiro ano. Desta forma, se tornou ídolo do clube.
Para finalizar a carreira, Zizinho ainda passou por Uberaba e Audax Italiano, do Chile. Ele faleceu na cidade de Niterói (RJ) em 8 de fevereiro de 2002, aos 80 anos de idade.
LEIA TAMBÉM:
- São Paulo x Atlético-MG: onde assistir ao vivo, horário e escalações
- Veja o que o São Paulo precisa para ter sua melhor campanha no Brasileiro em dez anos
- Sem confronto direto, São Paulo vê adversários dispararem e briga por G-5 mais distante
- São Paulo anuncia mais de 25 mil ingressos vendidos para duelo com Atlético-MG
- Liderança ativa: veja como Rafinha, Calleri e Lucas atuam também fora do campo no CT do São Paulo