GloboEsporte
José Edgar de Matos
Vitória sobre o Fluminense deve aproximar time da briga por uma vaga na Libertadores.
O confronto deste domingo, às 20h30 (de Brasília), contra o Fluminense, no Maracanã, pode mudar definitivamente a direção do São Paulo no Campeonato Brasileiro. Com apenas três pontos de desvantagem em relação aos cariocas, o time de Hernán Crespo pode mirar apenas a parte de cima da tabela a partir deste fim de semana.
Com 18 jogos disputados, o São Paulo soma 22 pontos e ocupa a 15ª colocação na tabela, enquanto o Fluminense jogou 19 vezes e é o sétimo com 25, próximo da zona de classificação para a Copa Libertadores de 2022.
Atualmente, a última vaga para a competição sul-americana estaria com o Corinthians, sexto colocado com 28 pontos e 19 jogos. O grupo de classificação pode crescer ainda mais, em virtude da configuração da reta final da atual edição da Libertadores.
Crespo e sua comissão comandam treino no São Paulo — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net
Em caso de título brasileiro, mais uma vaga é criada dentro do Brasileirão, e as probabilidades são favoráveis a este cenário. O Brasil possui três dos quatro semifinalistas da edição de 2021 da Libertadores. Atlético-MG e Palmeiras duelam por uma vaga na decisão, enquanto o Flamengo vai encarar o Barcelona-EQU.
Além deste cenário, o próprio momento são-paulino no Brasileirão serve para alimentar a confiança em uma nova realidade para um time que flertou com a crise na Série A.
O São Paulo só foi vencer a primeira na competição na 10ª rodada, o que gerou preocupação e a disputa para evitar a zona do rebaixamento. A vitória por 2 a 0 contra o Internacional veio após nove partidas sem resultado positivo, quase meio turno.
Melhores momentos: Internacional 0 x 2 São Paulo, pela 10ª rodada do Brasileirão
Este início ruim contrasta com o atual momento na competição. O São Paulo chega para o compromisso no Maracanã com cinco jogos de invencibilidade, com empates diante de Palmeiras e Juventude e vitórias contra Athletico, Grêmio e Sport.
Diante do Fluminense, o São Paulo possui a chance de diminuir a distância para o adversário e para a zona da Libertadores. É um jogo de afirmação para um elenco que, até semanas atrás, convivia com a pressão incômoda de brigar para sair da região do rebaixamento.
Um provável São Paulo para o confronto tem: Tiago Volpi, Arboleda, Miranda e Léo; Galeano, Luan, Liziero, Benítez (Gabriel Sara) e Reinaldo; Rigoni e Luciano (Pablo).
LEIA TAMBÉM:
- Salário é único entrave para renovação do São Paulo com Luiz Gustavo
- São Paulo abreviará viagem de até 12 jogadores nos Estados Unidos e ainda debaterá volta de Zubeldía
- São Paulo recebe consultas por André Silva, mas sinaliza que vai manter atacante para 2025
- São Paulo prepara saídas e abre espaço na folha para chegada de reforços
- De volta ao São Paulo, Oscar visa reeditar antiga parceria de sucesso com Lucas