GazetaEsportiva
O São Paulo relembrou, nesta quarta-feira, 29 de setembro, o aniversário de Adhemar Ferreira da Silva, que completaria 94 anos. O atleta de salto triplo, que faleceu em 2001, foi o primeiro medalhista de ouro do Brasil nas Olimpíadas e representou o Tricolor entre 1946 e 1955.
Dentre as diversas conquistas de sua carreira, Adhemar foi pentacampeão paulista, octacampeão brasileiro e bicampeão olímpico (1952 e 1955).
O atleta possui uma importância histórica para o São Paulo. As duas estrelas douradas que compõem o emblema do clube são em homenagem aos recordes mundiais conquistados pelo atleta em 1952 e 1955.
O primeiro veio nos Jogos Olímpicos da Finlândia. Em 23 de julho, o brasileiro quebrou o recorde mundial quatro vezes, sendo 16,22m a maior marca atingida. O juiz da prova pediu para que o atleta, ovacionado pela torcida, desse uma volta na pista para cumprimentar o público, o que acabou se tornando a primeira volta olímpica da história.
No ano seguinte, o russo Scherbakov saltou 16,23m, em Moscou, e assumiu o recorde. Porém, em 16 de março de 1955, Adhemar voltou a surpreender o mundo e conseguiu atingir a marca de 16,56m nos Jogos Pan-Americanos, disputados no México.
LEIA TAMBÉM:
- Ferreira fala sobre experiência no profissional do São Paulo e projeta Copinha
- São Paulo corre contra o tempo para ter Wendell na pré-temporada nos EUA
- São Paulo inicia 2025 como incógnita em meio à reformulação do elenco
- Um ano no “repeat”: São Paulo sofre para reforçar lateral esquerda
- São Paulo é dominado pelo Paulistano e perde a segunda seguida no NBB