GazetaEsportiva
Nesta quinta-feira, o São Paulo relembrou a conquista do Paulistão de 1970. O título encerrou um jejum de 13 anos do Tricolor e marcou o nono troféu estadual do time.
O clube do Morumbi não ganhava um campeonato oficial desde 1957, quando faturou o paulista. Em 1970, a diretoria contratou, então, dois nomes de peso: os uruguaios Pablo Forlán e Pedro Rocha. O último acabou não participando da conquista história e só atuou pelo Brasileirão.
Nas três primeiras rodadas, a equipe treinada por Zezé Moreira ganhou apenas um jogo e, após atuações medianas, foi vaiada pela torcida. Entretanto, tudo mudou com o retorno de Gérson, que havia sido tricampeão do mundo com a Seleção Brasileira. Sob o comando do meio-campista, que ainda sofreria com lesões em seguida, o São Paulo reagiu e terminou o 1º turno com apenas uma derrota, para consagrar a nova era do Estádio do Morumbi.
O bom desempenho seguiu no returno e, na penúltima rodada, o time ganhou do Guarani, em Campinas, após arrancada na tabela.
No Brinco de Ouro da Princesa, em 9 de setembro de 1970, Toninho Guerreiro abriu o placar para o Tricolor aos 27 do primeiro tempo. Sete minutos depois, Paulo ampliou a vantagem. Já na etapa complementar, aos 22, Vágner marcou para os donos da casa, mas a partida terminou com vitória do São Paulo.
Para o confronto decisivo, Zezé Moreira escalou: Sérgio; Pablo Forlán, Jurandir, Roberto Dias e Gilberto Sorriso (Tenente); Édson e Nenê; Paulo, Terto (Benê), Toninho Guerreiro e Paraná.
Já na rodada final, para coroar o título, o Tricolor venceu o Corinthians no Morumbi pelo placar mínimo. A partida também marcou o recorde de público daquela edição de Campeonato Paulista: 79.483 torcedores vibraram das arquibancadas.
Ao todo, o São Paulo disputou 18 jogos na competição: foram 12 vitórias, três empates, três derrotas e 27 pontos somados. Ponte Preta e Palmeiras, com cinco a menos, vieram em seguida na tabela.
LEIA TAMBÉM:
- Arboleda, Rato e Bobadilla treinam e podem voltar ao São Paulo
- Entenda por que William Gomes só jogou 39 minutos após ser solução do São Paulo na Libertadores
- Lucas prevê briga acirrada por fase de grupos da Libertadores: “Será decidido nas últimas rodadas”
- Com gol relâmpago, São Paulo vence Bahia pela semifinal da Copa do Brasil sub-20
- Bicampeão mundial pelo São Paulo, Ronaldão é o 1º aluno da SPFC University