Sem atender pedido de Crespo, São Paulo revê problema com ausência de Léo

353

UOL

Eder Traskini

O São Paulo tentou, mas não conseguiu atender a um dos pedidos do técnico Hernán Crespo no início da temporada: mais um zagueiro canhoto para ser opção no elenco. Hoje (22), às 20h30, o Tricolor paulista revê o problema em partida contra o América-MG, no Morumbi, diante da ausência do zagueiro Léo, suspenso.

O jogador, que quase nunca mais joga como lateral, é o único zagueiro canhoto do elenco de Crespo. Até por isso, Léo é o defensor que mais entrou em campo pelo São Paulo na temporada 2021, com 43 jogos. O comandante argentino é adepto do sistema com três defensores e tem em Léo seu titular absoluto do lado esquerdo da defesa. Sem ele, Crespo já chegou a improvisar o lateral Reinaldo na posição, mas não teve sucesso. Os números de aproveitamento do São Paulo na ausência de Léo caem.

Publicidade

Se, com Léo titular, o Tricolor paulista somou 56% dos pontos que disputou no ano, quando ele começa no banco ou nem entra em campo o número cai para 45%. A diferença se mantém quando se leva em conta somente os jogos do Brasileirão: 44% dos pontos com Léo e 33% sem ele. No começo da temporada, após efetuar uma série de contratações, o São Paulo ainda saiu à busca desse zagueiro canhoto adicional, mas a peça não foi tratada como prioritária. Sem muitos recursos para investir à época, o clube vasculhou o mercado por oportunidades, mas acabou não avançando. Sabino, ex-Santos, hoje no Sport, foi um dos nomes avaliados, por exemplo.

Sem alternativa para a esquerda quando não tem Léo, o treinador argentino já escalou defensores destros — mesmo preferindo ter um canhoto. A opção, porém, pode não se repetir nesta partida, já que o sistema com apenas dois zagueiros se mostrou eficiente no último jogo. Com Léo e Arboleda, diante da ausência do suspenso Miranda, o time Tricolor encontrou equilíbrio principalmente no meio-campo, com Luan, Liziero e Nestor.

A tendência é que Arboleda e Miranda, que retorna, formem uma dupla de zaga na partida contra os mineiros. Com um jogo a menos do que o rival Corinthians, último dentro do G-6, o Tricolor busca a vitória para “virar a chave” e ficar mais próximo do grupo que se classifica para a Libertadores do que da zona do rebaixamento.

FICHA TÉCNICA São Paulo x América-MG Competição: Campeonato Brasileiro, 19ª rodada (jogo atrasado) Data: 22/09/2021 (quarta-feira) Horário: 20h30 (de Brasília) Local: estádio do Morumbi Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC) Assistentes: Kleber Lucio Gil (SC) e Thiaggo Americano Labes (SC) VAR: Pathrice Wallace Corrêa Maia (RJ) SÃO PAULO: Volpi; Galeano, Miranda, Arboleda e Reinaldo; Luan, Liziero (Bruno Alves), Nestor e Igor Gomes (Sara); Rigoni e Luciano. Técnico: Hernán Crespo. AMÉRICA-MG: Matheus Cavichioli; Patric, Anderson, Ricardo Silva e Marlon; Zé Ricardo, Juninho e Alê; Felipe Azevedo, Mauro Zárate e Ademir. Técnico: Wagner Mancini.

LEIA TAMBÉM: