GloboEsporte
Estádios poderão ter torcida a partir desta segunda; capacidade inicial é limitada a 30%.
Depois de muita espera e expectativa, os torcedores paulistas poderão voltar às arquibancadas dos estádios. Por determinação do Governo de São Paulo, os clubes do estado estão liberados a partir desta segunda-feira a comercializar ingressos e receber público novamente.
A primeira vez de torcedores de Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo nos estádios desde março de 2020, porém, terá uma série de protocolos a serem cumpridos.
A capacidade será ampliada após os primeiros eventos. Inicialmente, a liberação é limitada a 30% do setor, com previsão de aumento para 50% em 16 de outubro e 100% em 1º de novembro. O uso de máscara será obrigatório dentro dos estádios.
Além dos quatro grandes, as medidas se estendem, claro, ao Red Bull Bragantino, também na Série A, e clubes do estado nas Séries B, C, D e Copa Paulista.
Neo Química Arena será o primeiro estádio em São Paulo a receber público desde março de 2020 — Foto: Bruno Cassucci
Os clubes e organizadores das partidas terão de exigir comprovante de vacinação completa dos torcedores (duas doses da Coronavac, Pfizer e Astrazeneca ou dose única da Janssen). Quem tiver recebido apenas uma dose terá de realizar um teste tipo PCR com validade de 48 horas ou tipo antígeno com validade de 24 horas e apresentar comprovante do resultado negativo.
A partida entre Corinthians e Bahia será disputada na terça-feira, dia 5, na Neo Química Arena. Em nota oficial, o clube reforçou protocolos e pediu uso de máscara, higienização das mãos com álcool em gel e distanciamento dentro do estádio.
O São Paulo já liberou a venda de ingressos para o clássico contra o Santos, na quinta-feira, dia 7. O clube estabelece a necessidade de os torcedores realizarem um “check in” dias antes da partida, e não será permitida a entrada de crianças com até 14 anos e 11 meses.
Veja como foi a última vez dos grandes de São Paulo com torcida:
26/2/2020 – Corinthians 1×1 Santo André
O Timão recebeu a Fiel em Itaquera pela última vez no dia 26 de fevereiro do ano passado – 17.401 mil pessoas viram o empate em 1 a 1 contra o Santo André, pelo Paulistão.
Em noite de muita chuva, Corinthians empata com o Santo André
Desde então, foram 47 partidas com portões fechados, com 19 vitórias corintianas, 16 empates e 12 derrotas.
Corinthians x Santo André, em Itaquera, pelo Paulistão 2020 — Foto: Marcos Ribolli
7/3/2020 – Santos 3×1 Mirassol
Finalista da Libertadores de 2020, o Santos jogou 53 vezes com portões fechados na Vila Belmiro, com direito a vitórias importantes contra Grêmio e Boca Juniors pelo torneio sul-americano.
Santos vence Mirassol por 3×1 pelo Campeonato Paulista
No total, foram 26 vitórias do Peixe, 17 empates e 10 derrotas – o último jogo com a presença de torcedores na Baixada foi no dia 7 de março, quando 6.762 pessoas viram a vitória santista contra o Mirassol, pelo Paulistão.
Santos x Mirassol, na Vila Belmiro, pelo Paulistão de 2020 — Foto: Marcos Freitas / Agência Mirassol
10/3/2020 – Palmeiras 3×1 Guaraní (Paraguai)
O Palmeiras jogou pela última vez com a presença de torcedores no Allianz Parque em março de 2020, quando 28.267 pessoas viram a vitória do time na época comandado por Vanderlei Luxemburgo contra o Guaraní do Paraguai, pela fase de grupos da Libertadores.
Pela Libertadores, Palmeiras vence o Guaraní com hat-trick de Luiz Adriano
Campeão paulista, da Libertadores e da Copa do Brasil em 2020, o Verdão jogou com a presença de torcedores apenas na final do torneio sul-americano por causa da liberação da Conmebol para convidados no Maracanã. No Allianz Parque, foram 56 jogos sem torcedores, com 32 vitórias dos palmeirenses, 13 empates e 11 derrotas.
Gol de Luiz Adriano, do Palmeiras, contra o Guaraní-PAR — Foto: Marcos Ribolli
11/3/2020 – São Paulo 3×0 LDU (Equador)
Campeão paulista no Morumbi sem nenhum torcedor tricolor na arquibancada, o São Paulo jogou 56 vezes no local, com 29 vitórias, 20 empates e sete derrotas.
O São Paulo derrota a LDU e consegue a primeira vitória na Libertadores
O último jogo com torcedores no estádio Cícero Pompeu de Toledo foi em 11 de março do ano passado, na vitória por 3 a 0 contra a LDU, do Equador, diante de 39.107 tricolores.
Gol de Daniel Alves, do São Paulo, contra a LDU — Foto: Marcos Ribolli
LEIA TAMBÉM:
- Oscar entrega ‘ajuda’ de Lucas para fechar com São Paulo, projeta dupla e agradece torcida: ‘Carinho especial’
- Confira os jogadores do São Paulo que mais participaram de gols no ano
- São Paulo “renova” time feminino para temporada com Libertadores inédita
- Lucas Moura vibra com chegada de Oscar ao São Paulo
- Reforço do São Paulo, Oscar teve saída polêmica do clube em 2010 após ação na Justiça; relembre