Cria do São Paulo, Doriva parou carreira de técnico para ser auxiliar no Corinthians: “Foi uma escolha”

356

GloboEsporte

Marcelo Braga

Formado por Telê Santana, ex-volante foi técnico do Tricolor em 2015, mas abandonou a função.

Auxiliar técnico de Sylvinho no Corinthians, o ex-volante Doriva terá pela frente o amigo Rogério Ceni no clássico da próxima segunda-feira, às 20h, no Morumbi, pela 27ª rodada do Brasileirão.

Publicidade

Crias de Telê Santana, Ceni e Doriva foram campeões da Libertadores e do Mundial de 1993 no Tricolor. Em entrevista coletiva ao lado de Sylvinho na sexta-feira, o auxiliar falou sobre a partida:

– O São Paulo está passando por outro momento, com troca de treinador, a volta de um ícone do clube, é um fator importante deste clássico. Temos que seguir nosso trabalho, enfrentando todos os jogos, estudando os adversários, e com certeza vamos nos preparar bem para um grande clássico.

Doriva, hoje auxiliar no Corinthians, foi técnico no São Paulo — Foto: ge

Doriva, hoje auxiliar no Corinthians, foi técnico no São Paulo — Foto: ge

Aos 49 anos, Doriva deixou de lado a função de treinador, na qual conquistou um título paulista pelo Ituano em 2014 e um carioca pelo Vasco em 2015, para exercer o cargo de auxiliar de Sylvinho.

Ele também foi técnico do São Paulo em 2015. Mas apenas por um mês. Caiu após sete jogos, com duas vitórias, um empate e quatro derrotas – aproveitamento de 33,3%.

– Foi uma escolha, tudo o que fiz na carreira como treinador já foi feito, tive vitórias expressivas que acrescentam no meu currículo. Recebi o convite do Sylvinho, a gente já vinha trabalhando semanalmente, mas a pandemia nos privou de estarmos próximos. Mas vivemos um momento tecnológico favorável. Nos reuníamos, sintetizávamos nossas ideias, compartilhamos informações, e tudo culminou com essa chegada ao Corinthians. Estou feliz de participar deste projeto.

Doriva, Cruzeiro x São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Doriva, Cruzeiro x São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Doriva e Sylvinho são amigos há 20 anos. Eles atuaram juntos pelo Celta de Vigo, da Espanha, entre 2001 e 2002. Sylvinho depois jogaria por Barcelona e Manchester City antes da aposentadoria.

– O Sylvio é uma pessoa séria, mas ao mesmo tempo com momentos de descontração. Um cara antenado, que está muito sensível, com feeling interessante de futebol. Nós trocamos informações, tem os embates, contrapontos, e aprendo muito com ele.

Há pouco mais de quatro meses no clube, a comissão de Sylvinho acumula 28 partidas no Timão, com dez vitórias, 11 empates e sete derrotas. O aproveitamento é de 48,8% dos pontos disputados.

Sylvinho, técnico do Corinthians, e seus auxiliares Fernando Lázaro e Doriva — Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Sylvinho, técnico do Corinthians, e seus auxiliares Fernando Lázaro e Doriva — Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

LEIA TAMBÉM: