Da fartura aos improvisos: como a lateral direita do São Paulo se tornou um problema para Crespo

17

GloboEsporte

Eduardo Rodrigues 

Treinador não terá Igor Vinicius, Orejuela e Galeano para enfrentar o Santos, nesta quinta.

Se em 2020 a lateral direita do São Paulo era um problema, com Daniel Alves no meio de campo e Juanfran e Igor Vinicius oscilando, a temporada de 2021 começou com um cenário muito mais otimista para o setor. Nesta quinta-feira, porém, não há nenhum jogador da posição para ocupar a vaga no clássico contra o Santos, às 18h30 (de Brasília), no Morumbi.

Publicidade

Sem Daniel Alves, que deixou o clube, e nem Igor Vinícius, Orejuela ou até Galeano, já improvisado, o técnico Hernán Crespo deve escalar o meia Igor Gomes na função. Há pouco tempo, o panorama era bem diferente.

A chegada de Crespo no início da temporada fez Daniel Alves voltar para a lateral direita, posição em que o jogador chegou ao topo na Europa. Além disso, o Tricolor contratou Orejuela, um nome promissor após passagens por Grêmio e Cruzeiro.

A temporada começou da forma prevista, com Daniel Alves se destacando pelo lado direito e Igor Vinicius atuando enquanto Orejuela tratava uma lesão. Dessa maneira, o São Paulo conquistou o Campeonato Paulista, e a lateral era o menor dos problemas.

Daniel Alves em atuação pelo São Paulo — Foto: Staff Images / CONMEBOL

Daniel Alves em atuação pelo São Paulo — Foto: Staff Images / CONMEBOL

No entanto, a situação começou a ter reviravoltas com as convocações de Daniel Alves para a seleção brasileira e as recorrentes lesões e suspensões dos laterais.

Quando não tinha um jogador de ofício para a posição, o atacante Galeano passou a ser aproveitado por ali. No entanto, ele não se destacou nas vezes em que foi utilizado.

Em setembro, o problema na lateral teve mais um agravante: a rescisão de contrato de Daniel Alves. Orejuela e Igor Vinicius se tornaram os únicos laterais-direitos do elenco.

Mas justamente no período em que o camisa 10 do São Paulo deixou o clube, as opções tiveram problemas médicos. Orejuela sofreu um estiramento na coxa esquerda, enquanto Igor Vinicius teve um trauma no olho esquerdo.

Sobrou então para Galeano. Nos últimos três jogos, o atacante foi o titular e teve atuações discretas, sem grande destaque. Mas sem opções, Crespo teve que insistir no garoto.

Galeano em jogo do São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc

Galeano em jogo do São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc

No último domingo, diante da Chapecoense, fora de casa, porém, Galeano recebeu o terceiro cartão amarelo e virou desfalque para o duelo contra o Santos, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A expectativa era de que Orejuela tivesse condições de jogo e atuasse na sua posição. Ele até treinou durante a semana, mas nem sequer foi relacionado por Hernán Crespo.

Ainda sem Igor Vinicius, o treinador terá que fazer um improviso para substituir um jogador que já estava improvisado. O favorito para a vaga é o meio-campista Igor Gomes, que foi aproveitado desta forma no final do jogo contra a Chapecoense.

Assim como a lateral direita, o São Paulo tem vivido um momento de instabilidade na temporada. O time empatou os últimos três jogos e está no meio da tabela do Brasileirão, com 28 pontos ganhos.

LEIA TAMBÉM: