GloboEsporte
Rodrigo Capelo
Criptoativos podem ser comprados por torcedores e dão direito a participar de votações, como para escolher a música do estádio. No caso tricolor, parceria inclui promoção na camisa.
O São Paulo assinou contrato com a Socios.com, empresa especializada em criptoativos, e em breve lançará seus fan tokens personalizados. O anúncio da parceira ocorre nesta quarta-feira.
A companhia tem contratos com três outros clubes de futebol do Brasil: Atlético-MG, Corinthians e Flamengo. No exterior, estão sob contrato 70 agremiações, entre elas Barcelona, Paris Saint-Germain e Juventus.
Pelo menos no futebol brasileiro, os contratos têm bases semelhantes em termos de valores e duração. A diferença, no caso do São Paulo, é que a parceria inclui a promoção da parceria em uma parte da camisa.
São Paulo anuncia parceria com Socios.com para lançar fan tokens — Foto: Reprodução
O Socios.com não costuma revelar prazos dos contratos. A empresa se refere a eles como “longa duração”. Apenas no Flamengo essa informação foi revelada – sendo um contrato até o fim de 2025 –, pois a parceria precisou ser aprovada pelo Conselho Deliberativo.
Em relação a valores, pelo menos no futebol brasileiro, os clubes têm direito a 50% de cada emissão de fan tokens, bem como uma comissão de 0,25% sobre cada transação desses tokens entre torcedores.
Nos casos de Atlético-MG e Corinthians – que lançaram os tokens $GALO e $SCCP, respectivamente –, as estreias geraram US$ 1,7 milhão para cada. Esse foi o resultado de 850 mil tokens vendidos ao preço unitário de dois dólares. Os clubes ficaram com metade disso.
O fan token é um criptoativo, que por sua vez pode ser comprado pelos torcedores com criptomoedas. Os tokens dão o direito de participar em votações determinadas pelos clubes junto com a Socios.com.
Os exemplos mais recorrentes são votações para decidir a música que tocará no estádio, ou para definir o design do ônibus que a delegação viaja. Novas possibilidades serão anunciadas em breve.
LEIA TAMBÉM:
- São Paulo x Atlético-MG: onde assistir ao vivo, horário e escalações
- Veja o que o São Paulo precisa para ter sua melhor campanha no Brasileiro em dez anos
- Sem confronto direto, São Paulo vê adversários dispararem e briga por G-5 mais distante
- São Paulo anuncia mais de 25 mil ingressos vendidos para duelo com Atlético-MG
- Liderança ativa: veja como Rafinha, Calleri e Lucas atuam também fora do campo no CT do São Paulo