UOL
Brunno Carvalho
O São Paulo se prepara para uma sequência de jogos que definirá a permanência na elite do futebol brasileiro. Nas próximas quatro partidas, o time do Morumbi encara adversários diretos na briga contra o rebaixamento. E tem no retrospecto do primeiro turno a confiança para pensar em dias melhores.
À época comandado por Hernán Crespo, o São Paulo somou dez pontos —de 12 possíveis— diante de Athletico, Sport, Juventude e Grêmio, rivais nas próximas quatro partidas. O ponto de otimismo é que apenas o jogo contra o Grêmio foi no Morumbi. Todos os outros foram como visitante. Agora, serão três partidas com o apoio da torcida são-paulina, enquanto os gremistas, por enquanto, jogam com os portões vazios, depois de liminar do STJD.
O São Paulo está na 14ª posição do Brasileirão com 41 pontos, o mesmo número do Athletico, seu rival de amanhã, às 21h30 (de Brasília). Uma vitória no Morumbi não apenas daria um respiro na luta contra o rebaixamento como deixaria o rival paranaense, que vai para campo quatro dias depois da conquista da Copa Sul-Americana, em situação pior na tabela. Rival do fim de semana, o Sport vive uma situação de completo desespero. A equipe já fez 34 partidas e soma apenas 33 pontos, seis a menos que o Juventude, primeiro time fora da zona de rebaixamento e que jogou 33 jogos. Dependendo de uma combinação de resultados, o clube pernambucano pode ser rebaixado em caso de derrota no Morumbi.
Com os quatro rivais diretos pela frente, o São Paulo pode ter sua situação resolvida positivamente nas próximas duas rodadas. Vitórias contra Athletico e Sport em casa levariam a equipe aos 47 pontos, dois a mais que os tradicionais 45 pontos previstos pelos clubes para escaparem da segunda divisão. Em entrevista coletiva recente, o técnico Rogério Ceni alertou pela possibilidade de 45 pontos não serem suficientes neste ano para evitar a queda. Seria a repetição do Brasileirão de 2009, na única vez em que um time fez 45 pontos e mesmo assim foi rebaixado: o Coritiba.
Confira os últimos cinco jogos do São Paulo no Brasileirão: 24/11 – São Paulo x Athletico – 21h30 27/11 – São Paulo x Sport – 21h30 02/12 – Grêmio x São Paulo – 20h 06/12 – São Paulo x Juventude – 19h 09/12 – América-MG x São Paulo – 21h30.
LEIA TAMBÉM:
- Entenda o envolvimento da parceira do São Paulo na contratação do “super-reforço” Oscar
- Reforço do São Paulo, Oscar deve vestir a camisa 8 no próximo ano
- Papos, memórias e boas-vindas: o papel de Lucas Moura no acerto entre São Paulo e Oscar
- Corinthians e São Paulo gastam muito mais pagando só juros de dívidas do que investem nos salários de Memphis e Oscar
- Morumbis bate recorde histórico e prova mais uma vez sua força ao São Paulo