Destaques e decepções: ge elege melhores e piores do São Paulo na temporada de 2021

238

GloboEsporte

Eduardo Rodrigues e Felipe Ruiz

Quem foi bem? Quem foi mal? A temporada do Tricolor teve boas surpresas, mas também ruins.

Ao terminar a temporada de 2021 com o título do Campeonato Paulista e a 13ª colocação no Brasileirão, que garantiu uma vaga na próxima Copa Sul-Americana, o São Paulo deixou seu torcedor com pouca esperança em relação a esse elenco.

Publicidade

Depois de um começo de ano promissor, com a conquista estadual, o Tricolor se perdeu no decorrer da temporada e foi eliminado da Libertadores e da Copa do Brasil de formas decepcionantes.

Apesar das nove contratações realizadas pela diretoria, o São Paulo deixou a desejar, e muitos desses reforços decepcionaram.

Abaixo, o ge faz uma análise dos destaques e decepções da temporada do Tricolor. Confira:

 Destaques e decepções do São Paulo — Foto: ge

Destaques e decepções do São Paulo — Foto: ge

Destaques

Arboleda

O zagueiro foi um dos jogadores mais regulares da temporada. Titular sempre em que esteve à disposição, o equatoriano foi a boa notícia de uma equipe que apresentou problemas defensivos.

A boa fase, principalmente na reta final do Brasileirão, fez a torcida pressionar a direção do clube para que haja uma renovação de contrato. O vínculo vai até o meio do ano, e as tratativas estão emperradas por partes burocráticas envolvendo os empresários de Arboleda.

Arboleda no vestiário antes de Grêmio x São Paulo — Foto: Fellipe Lucena / saopaulofc

Arboleda no vestiário antes de Grêmio x São Paulo — Foto: Fellipe Lucena / saopaulofc

Emiliano Rigoni

Contratado no final de maio, o atacante argentino logo caiu nas graças da torcida com a quantidade de participação de gols no início de Brasileirão e Libertadores. Em seus 11 primeiros jogos, foram cinco gols e quatro assistências.

Na reta final do Campeonato Brasileiro, porém, ele teve uma queda de rendimento, assim como boa parte dos jogadores do elenco. No jogo que livrou o time do rebaixamento, diante do Juventude, na 37ª rodada, ele apareceu com uma assistência para gol e ajudou a equipe.

Rigoni em São Paulo x Sport — Foto: Marcos Ribolli

Rigoni em São Paulo x Sport — Foto: Marcos Ribolli

Luciano

O atacante não teve o mesmo destaque da temporada passada, quando terminou como artilheiro, com 21 gols em 38 jogos. No entanto, ele teve a mesma importância nos jogos decisivos nesta temporada.

Na final do Paulistão, o gol do título foi dele. Pelo Brasileirão, em dois dos jogos mais importantes na briga contra o rebaixamento – Palmeiras e Juventude – ele marcou gols e foi fundamental na manutenção do Tricolor na Série A. Luciano terminou o ano com 10 gols em 39 jogos.

Relembre gol de Luciano contra o Juventude

Gabriel Sara

O meia revelado nas categorias de base teve o seu ano mais regular com a camisa do São Paulo. Mesmo com a contratação de Benítez, que chegou para comandar o meio de campo, Gabriel Sara foi titular e desbancou o ex-companheiro.

Sara terminou a temporada como a mais goleadora da sua carreira. Foram 47 jogos e dez gols marcados. Sua melhor marca havia sido seis gols, em 2020.

Gabriel Sara celebra gol do São Paulo contra o Inter — Foto: Marcos Ribolli

Gabriel Sara celebra gol do São Paulo contra o Inter — Foto: Marcos Ribolli

Luan

O volante teve uma regularidade nesta temporada, sendo em muitas ocasiões o principal marcador da equipe. Na final do Paulistão, foi dele o gol que abriu o caminho para o título sobre o Palmeiras.

Na reta final da temporada, ele teve uma lesão muscular que o tirou de alguns jogos. O time sentiu a sua falta e teve dificuldades no setor de marcação.

Luan São Paulo — Foto: Erico Leonan / saopaulofc

Luan São Paulo — Foto: Erico Leonan / saopaulofc

Decepções

Daniel Alves

O lateral-direito terminou sua passagem pelo São Paulo de forma melancólica. Após o clube atrasar pagamentos de salário, decidiu que não jogaria mais pela equipe até que a situação fosse resolvida.

A medida adota pelo Tricolor foi a rescisão de contrato, e Daniel Alves saiu sem deixar muita saudade, principalmente por parte da torcida. Apesar de ter vencido o Paulistão, o lateral-direito teve dificuldades dentro de campo.

Daniel Alves no São Paulo: da lua de mel ao fim traumático

Pablo

Os gols perdidos em jogos importantes, como nas quartas de final da Libertadores, diante do Palmeiras, e contra o Red Bull Bragantino, pelo Brasileirão (veja abaixo), minaram a situação de Pablo durante a temporada.

Apesar de terminar como o artilheiro da equipe em 2021, o atacante foi um dos mais contestados pela torcida e na reta final do ano praticamente não entrou em campo. Ele perdeu espaço tanto com Crespo quanto com Rogério Ceni. Ele não está nos planos da diretoria para 2022.

Aos 20 min do 1º tempo – finalização errada de Pablo do São Paulo contra o Bragantino

Orejuela

Contratado por R$ 13 milhões por 50% dos seus direitos econômicos, Orejuela foi uma das maiores decepções da temporada. O lateral-direito não conseguiu ter uma sequência no time e, quando foi utilizado, decepcionou.

Entrou em campo 15 vezes e fez um gol. Devido ao momento de baixa, Orejuela será emprestado ao Grêmio até o fim de 2022. Ele tem contrato com o São Paulo até março de 2025.

São Paulo 1 x 1 Ceará: Orejuela — Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC

São Paulo 1 x 1 Ceará: Orejuela — Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC

Benítez

O meia foi contrato pelo São Paulo para ser uma solução. Ele até foi no começo da temporada, quando foi considerado o melhor jogador do Campeonato Paulista. Mas parou por aí.

Depois do bom momento no Estadual, o argentino passou a ter problemas físicos que o atrapalharam e ele não conseguiu ter sequência nem com Crespo e nem com Rogério Ceni. Na semana passada ele se despediu do Tricolor.

Aos 47 min do 2º tempo – gol de falta de Benítez do São Paulo contra o Fortaleza

Eder

O atacante com passagens por Inter de Milão e seleção italiana não conseguiu desempenhar um bom futebol com a camisa do São Paulo. Apesar de ter tido algumas oportunidades e começar bem com a camisa do Tricolor, Eder deixou a desejar.

Em 29 jogos, ele marcou cinco gols e deu duas assistências. Com as chegadas de Calleri e Rigoni, passou a ter cada vez menos oportunidades na equipe.

Eder em treino do São Paulo — Foto: Erico Leonan / saopaulofc

Eder em treino do São Paulo — Foto: Erico Leonan / saopaulofc

LEIA TAMBÉM: