UOL
A aprovação de mudanças no estatuto do São Paulo, que agora passa a permitir reeleição, o que era vetado desde 2016, com validade já para o atual presidente Julio Casares, causou incômodo em muitos torcedores do clube, que viram na reforma um “golpe” e uma restrição ainda maior do poder da agremiação que é dona da terceira maior torcida do país.
No podcast Posse de Bola #188, Juca Kfouri chama a atenção para o fato de o grupo que está no comando do São Paulo há anos envolver praticamente os mesmos personagens e que foram eles que colocaram o clube na situação atual, de dificuldade financeira e com o título paulista sendo o único nos últimos nove anos.
“É uma pena que você pegue um gigante como é o São Paulo, clube com a terceira maior torcida do país, e reduza cada vez mais aqueles que decidem a vida do São Paulo e ainda para pior. Ou seja, aqueles que trouxeram o São Paulo a essa situação, porque é o mesmo grupo”, diz Juca. “Ainda se dissesse ‘olha, pousou no São Paulo um grupo iluminista que levou o São Paulo à estratosfera e esse grupo vai permanecer. Deram ali um golpe, mexeram no estatuto para ficar, mas é gente que está levando o São Paulo cada vez a um caminho mais bem sucedido’, você poderia criticar, dizer ‘que pena que tenha usado esse artifício para se manter no poder'”, completa.
O jornalista faz um paralelo em relação à chegada de Leila Pereira à presidência do Palmeiras, rival do São Paulo. Para ele, um caso tolerável pela condição do clube, o que não ocorre no lado tricolor pela realidade vivida atualmente. “É um pouco a Leila. Há uma série de aspectos criticáveis na chegada da Leila Pereira ao Palmeiras. Ela chegou, já vinha ali de um encaminhamento do Paulo Nobre como mecenas, ela vira patrocinadora, não é exatamente uma mecenas, e o Palmeiras está na rota em que está. Que continue, melhor ela que o Mustafá Contursi, não há a menor dúvida quanto a isso”, diz Juca.
“Mas no São Paulo, não. Estão querendo perpetuar-se no São Paulo aqueles que levaram o São Paulo a essa situação, então, é muito preocupante. É muito deprimente que isso esteja acontecendo na vida do São Paulo”, conclui. Posse de Bola: Quando e onde ouvir? A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).
A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube –neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.
LEIA TAMBÉM:
- Entenda o envolvimento da parceira do São Paulo na contratação do “super-reforço” Oscar
- Reforço do São Paulo, Oscar deve vestir a camisa 8 no próximo ano
- Papos, memórias e boas-vindas: o papel de Lucas Moura no acerto entre São Paulo e Oscar
- Corinthians e São Paulo gastam muito mais pagando só juros de dívidas do que investem nos salários de Memphis e Oscar
- Morumbis bate recorde histórico e prova mais uma vez sua força ao São Paulo