Lugano: Jogadores do SPFC achavam que ganhariam Mundial ‘na boa’ em 2005

281

UOL

Ídolo do São Paulo e parte da equipe que conquistou o Mundial de Clubes em 2005, Diego Lugano revela ter se surpreendido com a postura de seus companheiros antes de decisão diante do Liverpool. Segundo o uruguaio, alguns jogadores diziam que o tricolor derrotaria os ingleses “na boa”. “Pra você ter uma ideia de como aquele elenco esbanjava confiança, a conversa antes da final era: ‘Somos um time melhor que o Liverpool. Vamos ganhar na boa!’ Eu ficava louco. ‘Peraí, o que vocês estão falando?! Não, nós não somos melhores!!’ Os caras tinham Gerrard, Luis García, Carragher, Reina, Kewell”, relembra o ex-zagueiro em entrevista publicada ontem (16) pelo The Players Tribune.

Lugano ainda diz que tentava convencer outros atletas de que seria necessário foco no setor defensivo para derrotar o então atual campeão europeu. “Eu tava tenso para aquele jogo. Teeeenso. Mas nós ganhamos o jogo porque estávamos preparados para sofrer”, conta. Apesar da bronca, o uruguaio acredita que a postura “leve” com que seus companheiros encararam a finalíssima — vencida pelo tricolor por 1 a 0 — foi “decisiva para que o jogo fluísse naturalmente”.

Equipe do São Paulo campeã mundial em 2005 - reuters - reuters

Transformação em chegada ao São Paulo Outra das recordações mencionadas por Lugano diz respeito a sua chegada ao São Paulo, em 2003. O uruguaio conta que, por ser desconhecido do torcedor brasileiro, passou “um mês apanhando da imprensa”, até sua estreia. “Todo dia era uma notícia me criticando. Pô, imagina? Jovem, com 22 anos, jogando em outro país, sem falar o idioma. Eu lembro que chegava em casa e chorava todas as noites. Então, cara, antes do meu primeiro jogo eu tava com muita raiva acumulada”, recorda.

Publicidade

Conhecido por sua postura aguerrida em campo, o ex-zagueiro conta que esse sentimento foi o motor de transformação que viveu dentro de campo “Eu não sabia como demonstrar vontade e era meu jeito de descontar a raiva. Meu sentimento entrava em campo. Eu jogava como sentia. Foi daí que surgiu outro Lugano. Um Lugano que nem eu conhecia. O Lugano que virou lenda do São Paulo, um dos maiores clubes do mundo”, completa o ídolo tricolor.

LEIA TAMBÉM: