GloboEsporte
Tricolor já se desfez de dez atletas, e diretoria pretende liberar outros que estão fora do perfil.
O São Paulo iniciou um processo de limpeza em seu elenco. Após o técnico Rogério Ceni dizer publicamente que os jogadores eram calados em campo, a diretoria decidiu mudar o perfil para 2022.
Até o momento, dez atletas que atuaram na temporada 2021 já deixaram o grupo. São eles: Benítez, Shaylon, Rojas, Rodrigo Freitas e William (sem contrato renovado), Lucas Perri (emprestado ao Náutico), Bruno Alves (emprestado ao Grêmio), Dênis Júnior (contrato rescindido), Orejuela (emprestado ao Grêmio) e Galeano (não vai continuar).
O movimento faz parte de duas ideias da diretoria: além de mudar o espírito da equipe, também diminuir a folha salarial, comprometida devido a rescisões anteriores, como as de Daniel Alves, Hernanes e Hernán Crespo.
Bruno Alves e Orejuela deixaram om clube — Foto: Staff images /CONMEBOL
O clube ainda espera mais saídas até o final da janela de transferências. Os jogadores mais cotados para deixar o Tricolor são Pablo, Vitor Bueno e Eder.
Os trio experiente não rendeu o esperado em 2021 e deve servir de moeda de troca. Sem propostas para compra destes, a direção tenta trocá-los por jogadores de outras equipes ou até emprestá-los sem custos.
Veja os destaques e as decepções do São Paulo na temporada 2021
Essa última opção, porém, pode ser um pouco mais complicada devido ao alto salário dos atletas. Orejuela, por exemplo, foi emprestado ao Grêmio, mas o São Paulo ainda pagará parte do salário do colombiano.
Fazer outro movimento desse tipo irá comprometer ainda mais as contas do clube, que já tem uma dívida que se aproxima dos R$ 700 milhões. Por conta disso, o Tricolor aguarda boas oportunidades para se livrar deles.
Pablo, do São Paulo, em duelo contra o Corinthians — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net
Para suprir as saídas, o São Paulo se movimentou no mercado e já anunciou três reforços: o lateral-direito Rafinha, o goleiro Jandrei e o meia-atacante Alisson.
O clube tenta se reforçar ainda mais no mercado. Soteldo, do Toronto FC, Wesley Morais, do Clube Brugge, e Patryck, do Internacional, são nomes que estão na mira do Tricolor. As negociações, no entanto, são complexas e podem demorar a se concretizar.
LEIA TAMBÉM:
- “Tem energia”: veja raio-x de Calleri sob o comando de Zubeldía no São Paulo e por que ele continua titular
- Arboleda deve voltar a treinar segunda-feira e pode reforçar São Paulo contra o Bragantino
- Pablo Maia vai encurtar férias para voltar aos gramados na pré-temporada do São Paulo
- Vestiário torce, mas não pressiona Rafinha e Luiz Gustavo para seguir no São Paulo
- Em alta no São Paulo, André Silva descarta rivalidade com Calleri, mas diz: “Acredito em meritocracia”