GloboEsporte
José Edgar de Matos
Ainda dá? Resultado positivo aproximará o time da briga por um lugar na Libertadores.
O São Paulo pode respirar. Porém, para afastar de vez qualquer possibilidade de queda para a segunda divisão, a equipe trabalha com mais uma vitória, que também mudará o patamar do time na reta final do Brasileirão. O próximo desafio está marcado para quinta-feira, às 20h (de Brasília), diante do Grêmio, em Porto Alegre, pela 35ª rodada.
O Tricolor soma 45 pontos e está a apenas um de alcançar uma pontuação que jamais decretou um rebaixamento no campeonato nacional com 20 times. A vitória no Sul, por outro lado, muda a direção são-paulina da parte baixa para a disputa de uma vaga na Copa Libertadores.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2021/J/6/UQe5cIQ2SKFbBBoIjZIQ/rib5272-2.jpg)
Ainda dá? Vitória no Sul pode aproximar São Paulo na briga pela Libertadores — Foto: Marcos Ribolli
O América-MG, oitavo colocado e último posicionado na zona de classificação para o torneio, soma 49 pontos e 36 jogos. O São Paulo, quatro atrás, tem 35 partidas no campeonato e se igualará aos mineiros justamente neste duelo contra o Grêmio.
Portanto, os três pontos diante do Tricolor gaúcho, que vai ficar perto do rebaixamento em caso de derrota, se tornam fundamentais para o time tornar o fim de Brasileirão menos amargo.
Dentro da previsão orçamentária do clube para 2021, o clube previa a sexta colocação como a mínima posição para a temporada. Essa colocação, porém, dificilmente será alcançada nesta reta final, já que o Fortaleza já soma 52.
Apesar da diferença financeira na comparação com o prêmio pelo sexto lugar, o oitavo posto se encaixa de maneira semelhante à previsão do início da temporada, já que o antigo G-6, grupo de classificação para a Libertadores de 2022, se tornou G-8.
Além do enfrentamento diante do Grêmio, na quinta, o São Paulo ainda possui mais dois compromissos pelo Brasileirão.
Na segunda-feira, recebe o Juventude, no Morumbi, a partir das 19h. No dia 9, a equipe encara o América-MG, às 21h30, quem sabe disputando uma vaga na Libertadores de 2022.
LEIA TAMBÉM:
- Oscar aguarda reavaliação médica, mas festeja estreia na Libertadores pelo São Paulo: “Noite especial”
- Escalação: São Paulo se reapresenta e tem dúvidas para enfrentar o Atlético-MG
- Foco na bola parada e Rafael em alta: como o São Paulo reencontrou bom momento defensivo
- Após vitória, São Paulo acumula 55% de aproveitamento contra argentinos fora de casa na década
- Titular do São Paulo, Rafael não foi vazado em mais da metade dos jogos que disputou no ano