Por que Pablo tem recusado propostas? Situação do atacante se complica ainda mais no São Paulo

494

GloboEsporte

Eduardo Rodrigues, José Edgar de Matos e Leonardo Lourenço 

Desde 2019 no Tricolor, jogador não quis ir para Santos e Ceará, mas deseja retornar ao Athletico.

As tentativas frustradas do São Paulo de negociar Pablo nesta janela de transferência só deixam a situação do atacante cada vez mais insustentável no clube.

Publicidade

A relação conturbada com a torcida vai se estendendo também para a diretoria, que vê a saída do jogador como a melhor solução. O problema é que Pablo tem feito jogo duro e já recusou propostas de empréstimos de Ceará e Santos.

Mas por que mesmo sem clima o atacante de 29 anos insiste em permanecer?

A primeira resposta para essa questão são os motivos pessoais do atleta. Além de jogador, Pablo também é empresário e investe em alguns negócios com a família. Desde 2019 em São Paulo, o jogador se estabeleceu na cidade e cuida de suas tarefas extra-futebol na capital paulista.

Por ter nascido no Paraná e vivido o melhor momento de sua carreira no Estado, Pablo também tem negócios na região. Por conta disso, se transferir para o Athletico é visto com bons olhos por ele e se tornou até um desejo.

Além disso, a família de Pablo também gosta de Curitiba e não se oporia em retornar. Segundo apuração do ge, o jogador até aceitaria reduzir o salário.

Pablo festeja gol do São Paulo contra o Athletico — Foto: Gabriel Machado/AGIF

Pablo festeja gol do São Paulo contra o Athletico — Foto: Gabriel Machado/AGIF

O problema é que o Athletico não entra em acordo com o São Paulo. O clube gostaria de contar novamente com Pablo, mas não quer pagar nada pelos direitos econômicos ou por um empréstimo. Mais do que isso, o Furacão se recusa a pagar a porcentagem de salário que o Tricolor deseja.

Em 2019, o jogador foi contratado junto ao próprio Athletico por 6 milhões de euros (R$ 26,6 milhões na cotação da época).

Em conversas reservadas, membros da diretoria do São Paulo não escondem o incômodo com toda a situação. As atuações ruins do jogador, perseguido por torcedores, fizeram com que o clube o colocasse na lista de negociáveis – uma decisão potencializada pelo salário do atleta, que é alto.

A princípio, o Tricolor exigia que o interessado pagasse o salário integral, o que só o Ceará topou. Sem outras perspectivas, o São Paulo recuou e, no acerto com o Santos, topou pagar uma parte dos vencimentos. Mas Pablo, mais uma vez, barrou a transferência.

Veja gols e lances de Pablo pelo São Paulo em 2021

Em público, o Tricolor tem usado discurso ameno.

– Todos os jogadores do São Paulo podem ser negociados. Ele é um jogador que tem contrato. Se acontecer alguma transação que seja importante para o são Paulo, principalmente, para ele e para o clube interessado, é um jogador que vai contribuir – disse, recentemente, o presidente Julio Casares.

O clube, porém, não cogita afastar Pablo do elenco principal – o que desvalorizaria ainda mais o jogador, que claramente não está nos planos do clube para a temporada.

Sem uma transferência, caberá a Rogério Ceni a decisão de utilizar ou não Pablo. Logo que o treinador assumiu a equipe, na reta final do Brasileirão, ele expôs o desejo e recuperar o jogador.

Diante de todos os imbróglios recentes, porém, a premissa pode ser diferente e Pablo se ver cada vez mais sem espaço. Para o ataque, o São Paulo tem Calleri, Rigoni, Luciano, Marquinhos, Juan e Nikão. Todos aparecem à frente de Pablo.

O jogador ainda não se reapresentou no CT da Barra Funda após as férias por ser um dos 11 positivados pela Covid-19.

LEIA TAMBÉM: