GloboEsporte
Ídolo de rivais quando jogador, ex-meia encerra no torneio seu primeiro ano como técnico da base.
O São Paulo inicia nesta quarta-feira a busca pelo pentacampeonato da Copa São Paulo contra o CSE, de Alagoas. Nesta edição, parte dos holofotes estão mirando o banco de reservas tricolor.
Ídolo do Palmeiras, do Cruzeiro e do turco Fenerbahçe, Alex de Souza iniciou a carreira como treinador na base do São Paulo em abril. No clube, ainda não venceu títulos, mas teve boas campanhas e um respeitável aproveitamento de 65% em 42 jogos na temporada.
A principal campanha do sub-20 do São Paulo foi o vice-campeonato do Brasileiro, quando foi derrotado pelo Internacional na final.
– Estou muito satisfeito com o trabalho. É o final de um ciclo que eu fico bastante satisfeito, porque tudo que foi combinado com a diretoria, acabou acontecendo. Conseguimos fazer com que os jogadores acreditassem no potencial deles e pudessem melhorar. Hoje, temos um elenco mais animado e confiante para a Copa São Paulo – disse Alex.
Alex chegou ao São Paulo nesta temporada — Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net
Alex terá o objetivo não só de buscar a taça, mas também a de manter o legado de Cotia no time profissional do São Paulo.
Essa missão já está sendo cumprida: dois jogadores do sub-20 se apresentarão a Rogério Ceni no dia 10 de janeiro, junto com o elenco principal.
O atacante Juan, artilheiro no sub-20 em 2021, nem foi inscrito na Copinha. Ele foi utilizado por Ceni na reta final do Brasileiro e será opção para o ataque no Campeonato Paulista.
Talles Costa também foi convocado pelo ex-goleiro. O meio-campista, que teve chances quando Hernán Crespo foi treinador na Barra Funda, estava inscrito na Copinha, mas o chamado de Ceni é prioridade.
Pedrinho é uma das joias do São Paulo na Copinha — Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net
O time de Alex terá outros atletas que devem dar as caras no time de cima do São Paulo. O meia Pedrinho talvez seja aquele mais próximo disso. A ida dele para o elenco profissional já é dada como certa após a disputa da Copinha.
Outros jogadores que estão inscritos no torneio de base já tiveram passagem pelo time principal e podem voltar nessa temporada, como o lateral Patryck e os zagueiros Beraldo e Luizão.
Eles devem se juntar a outros garotos formados em Cotia e que têm sido titulares com o São Paulo. Atletas como Gabriel Sara, Igor Gomes e Luan se tornaram peças importantes no time.
O São Paulo disputa a primeira fase da Copinha em São Caetano do Sul, no Anacleto Campenella. O jogo contra o CSE, nesta quarta, será às 19h30 (de Brasília). Depois, encara o Perilima e o time da casa.
LEIA TAMBÉM:
- Por que Rafinha e São Paulo renovaram contrato por três meses e quais próximos passos do lateral em 2025
- São Paulo aguarda saídas para aliviar finanças e avançar em contratações
- Confira a programação do São Paulo para a pré-temporada de 2025 nos EUA
- Basquete Tricolor é superado pelo União Corinthians no NBB
- São Paulo encerra temporada como time que mais ficou com a bola no Brasileirão