Após cinco jogos e com rodízio, Ceni dá sinais sobre São Paulo ideal para 2022; veja a escalação

313

GloboEsporte

Técnico tem revezado jogadores para preservá-los, mas indica preferências para os titulares.

Após cinco jogos em que instituiu um rodízio do elenco para preservar os jogadores no início do Campeonato Paulista, o técnico Rogério Ceni ainda deve manter o revezamento de atletas, mas já dá sinais de como pode armar a equipe do São Paulo para a temporada.

A posição que mais gerou dúvidas recentemente foi o gol. Titular nos últimos três anos, Volpi sofreu desgaste com torcedores em 2021 e, neste ano, ganhou um concorrente com a chegada de Jandrei.

Publicidade
Thiago Couto, Tiago Volpi e Jandrei, goleiros do São Paulo nesta temporada — Foto: Marcos Ribolli

Thiago Couto, Tiago Volpi e Jandrei, goleiros do São Paulo nesta temporada — Foto: Marcos Ribolli

Até a semana passada, Ceni estava escalando um deles em cada jogo. Só que no domingo, contra a Ponte Preta, colocou Jandrei em campo pelo segundo confronto seguido – o treinador, no entanto, se esquivou ao ser questionado se aquela era uma decisão para a temporada.

Logo à frente, um questionamento inesperado surgiu: Miranda, até então intocável, pode perder posição? Aos 37 anos, o zagueiro foi reserva nos dois últimos jogos, após ser titular contra Ituano e Red Bull Bragantino, com atuações inseguras.

Ceni explicou a escolha após o jogo contra a Ponte:

– O Miranda, no um contra um, ainda é o melhor defensor. Mas como meu time fica com 78% de posse, preciso de construção, e o Diego Costa desenvolve isso. (O Miranda) vai jogar. Senão o próximo jogo, vai ser conta o Santos, vai ser capitão. Não tem problema nenhum, é ótimo jogador.

Do lado, Arboleda parece ter vaga certa. O equatoriano perdeu os dois primeiros jogos por estar com a seleção de seu país. Ao voltar, autuou os 90 minutos das três partidas seguintes.

Nas laterais, a esquerda é onde há mais pontos de interrogação. Ceni revezou Reinaldo e Welington nos três primeiros jogos. No quarto, contra o Santo André, testou Léo, que vinha jogando como zagueiro, no setor. Contra a Ponte, Reinaldo fez o terceiro jogo.

Na direita, Rafinha tem só Igor Vinícius como concorrente. O veterano foi titular em três partidas e, reserva contra a Ponte, ouviu elogios efusivos do treinador:

– A chegada do Rafinha é muito importante, excepcional o comportamento dele. Quando jogou, ou como hoje (domingo), que não iniciou, você vê o brilho nos olhos de um cara de 36 anos, com prazer de jogar futebol, de servir o grupo. Isso é muito positivo.

Gabriel Sara durante treinamento do São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Gabriel Sara durante treinamento do São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

No meio e no ataque há muitas opções, mas três jogadores saem na frente: Gabriel Sara, Alisson e Rigoni, os únicos que foram titulares nos cinco jogos até agora.

Gabriel Sara e Alisson foram elogiados por Ceni, que afirmou que eles devem ter algum descanso nas próximas partidas. Rigoni tem sido mantido na equipe mesmo em má fase.

Como volante, Rogério já testou Gabriel e Rodrigo Nestor, de atuações irregulares, e ainda espera pela recuperação de Luan, lesionado.

Nikão, principal contratação do São Paulo em 2022, tem sido usado com parcimônia. Atuou em todas as partidas, mas saindo da reserva nas últimas três. Ceni justificou a opção pelo fato de o meia ter feito períodos maiores de pré-temporadas em Curitiba, já que o Atlhetico-PR, onde ele jogava, costuma iniciar o Paranaense com um time reserva ou de garotos.

Nikão, Miranda e Eder durante treino do São Paulo — Foto: Divulgação

Nikão, Miranda e Eder durante treino do São Paulo — Foto: Divulgação

Patrick, outro reforço, jogou contra o Guarani e o Ituano e se machucou, sem prazo para retorno.

Na frente, Calleri é o artilheiro do time tendo feito três dos sete gols do São Paulo no Paulista. Por cansaço, foi reserva contra Ituano e Ponte, mas entrou em campo em ambos.

No domingo, Ceni também deu oportunidade a Eder, que esteve perto de deixar o clube após o Brasileiro. O jogador ainda foi capitão contra a Ponte.

– Calleri é fazedor de gols. O que ele tem de melhor é o último toque, a briga, luta. Eder é um jogador muito técnico. Vamos de acordo (com a necessidade). Ganho técnico é com o Eder, Calleri é fazedor de gol – explicou o treinador, que ainda não conseguiu escalar Luciano, que voltou machucado das férias.

Assim, o provável São Paulo ideal é: Jandrei, Rafinha, Diego Costa, Miranda e Reinaldo; Nestor, Gabriel Sara, Alisson; Nikão, Rigoni e Calleri.

Após duas vitórias seguidas que fizeram o São Paulo respirar e assumir um lugar na zona de classificação do Grupo B, a equipe volta a campo na quinta-feira, em casa, para enfrentar a Inter de Limeira.

A equipe é a segunda colocada do grupo, com sete pontos, quatro a menos do que o São Bernardo.

LEIA TAMBÉM: