Com rodízio, Ceni testa 24 jogadores em três jogos do São Paulo; veja quem mais atuou

138

GloboEsporte

Técnico “roda” elenco para evitar desgaste e buscar soluções após mudanças no grupo para 2022.

Ao decidir por um rodízio de atletas no início desta temporada, o técnico Rogério Ceni já utilizou 24 jogadores diferentes no São Paulo em três jogos do Campeonato Paulista. Só três deles foram titulares em todos: Gabriel Sara, Alisson e Rigoni.

Ninguém, porém, jogou o tempo todo.

Publicidade

Quer jogar o Cartola do Paulistão e concorrer a prêmios em dinheiro? Conheça o Cartola Express e seja um dos primeiros a participar!

Rogério Ceni conversa com jogadores em treino no CT do São Paulo — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc

Rogério Ceni conversa com jogadores em treino no CT do São Paulo — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc

Sara é quem tem mais rodagem nesse começo de 2022, com 280 minutos em campo. Ele foi substituído no fim do jogo contra o Guarani, na estreia, e depois jogou o tempo todo contra Ituano e Red Bull Bragantino.

Os dados são de levantamento do jornalista Guilherme Marçal, do Espião Estatístico, e incluem os tempos de acréscimos nas partidas.

Alisson, com 264 minutos, e Rigoni, com 233 minutos, aparecem na sequência.

No total, o São Paulo tem 31 jogadores inscritos no Campeonato Paulista, considerando 23 na Lista A, limitada a 26 atletas, e mais oito na Lista B, reservada a nomes da base.

Entre os que ainda não entraram em campo estão os lesionados Luciano e Luan, o goleiro Thiago Couto, o atacante Jonas Toró e os jovens Juan, Lucas Beraldo e João Moreira.

Desses, só Juan e João Moreira já foram relacionados, mas não jogaram.

Tempo de cada jogador em campo em 2022

JogadorTempo total
Gabriel Sara280
Alisson264
Rigoni233
Reinaldo227
Calleri219
Rodrigo Nestor216
Tiago Volpi199
Diego197
Rafinha197
Miranda197
Nikão161
Léo100
Arboleda100
Igor Vinícius100
Jandrei97
Patrick97
Gabriel81
Welington70
Marquinhos48
Talles48
Eder47
Igor Gomes36
Caio34
Pablo Maia15

Fonte: Espião Estatístico

Ceni tem “rodado” o elenco nesse começo de campeonato, como havia prometido antes do início do torneio, para preservar os jogadores e testar opções, já que teve mudanças significativas no elenco de 2021 para cá.

No gol, começou com Tiago Volpi, mas colocou Jandrei para enfrentar o Ituano – o que pode ser repetido nesta quarta, quando o time enfrenta o Santo André, às 19h, no Morumbi, pela quinta rodada.

A linha de quatro na defesa – sistema que Ceni afirma priorizar na temporada – teve formações diferentes em cada um dos jogos, com Miranda, Arboleda, Léo e Diego Costa se revezando no miolo, Igor Vinicius e Rafinha na direita, e Welington e Reinaldo na esquerda.

Como volante, Ceni primeiro testou Gabriel, depois optou por Rodrigo Nestor.

No meio e no ataque, o treinador tem mudado as peças com frequência. Sara, Alisson e Rigoni são os que mais jogaram, Nikão foi poupado no último jogo, Patrick se lesionou, e Calleri também já foi sacado por cansaço.

É provável que o São Paulo a ser escalado contra o Santo André tenha mais trocas. Jandrei pode ter nova oportunidade, Rafinha e Nikão, que descansaram na última partida, devem retornar.

Um time possível tem Jandrei (Tiago Volpi); Rafinha, Arboleda, Miranda e Reinaldo; Gabriel, Gabriel Sara e Alisson; Rigoni, Nikão e Calleri.

O São Paulo ainda não venceu no Paulista – tem duas derrotas e um empate. Com um ponto, é o vice-lanterna do Grupo B e está na zona de rebaixamento do torneio.

LEIA TAMBÉM: