GloboEsporte
José Edgar de Matos
Treinador tem variado as escalações jogo a jogo; veja possível base e quem jogou mais.
O São Paulo chega à reta final da fase de grupos do Campeonato Paulista embalado, mas ainda sem um time definido. Depois de dez partidas entre estadual e Copa do Brasil, Rogério Ceni começa a desenhar uma base, mas ainda faz (muitos) experimentos na procura por uma equipe ideal para a temporada 2022.
Às vésperas do clássico de quinta-feira, 20h30 (de Brasília), diante do Palmeiras, no Morumbi, o Tricolor possui 25 atletas diferentes que atuaram como titulares nas partidas da temporada. Alguns, porém, largam na frente na disputa por um São Paulo ideal.
Rogério Ceni já usou 25 atletas diferentes no time titular em 2022 — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc
Quatro atletas participaram dos dez jogos do ano: Gabriel Sara, Rodrigo Nestor, Jonathan Calleri e Eder. Deste quarteto, os dois primeiros lideram as entradas como titular com Ceni em 2022: Sara começou nove jogos, enquanto Nestor, oito.
Em terceiro no ranking aparece mais um jogador formado em Cotia. O zagueiro Diego Costa, até o ano passado uma opção ao setor defensivo, iniciou oito partidas na atual temporada e forma parte da base de Rogério Ceni neste primeiro semestre.
Gabriel Sara foi titular em nove dos dez jogos do time na temporada — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net
Os 25 atletas, distribuídos em nove jogos do Paulista e no empate com o Campinense pela Copa do Brasil, quase se igualam aos utilizados por Abel Ferreira no Palmeiras.
Em um cenário diferente, que envolveu início de temporada e preparação para o Mundial de Clubes, o português usou 27 atletas como titulares. Porém, com um trabalho mais extenso e sólido, o Palmeiras tem um time mais definido do que o São Paulo.
O time base palmeirense tem Weverton, Marcos Rocha, Luan (que, lesionado, dá lugar a Murilo nos últimos jogos), Gustavo Gómez e Piquerez; Danilo, Zé Rafael, Raphael Veiga e Gustavo Scarpa; Dudu e Rony.
Já o São Paulo que chega ao clássico, tirando fatores físicos, possui uma estrutura com alguns nomes. No gol, Jandrei, que não atuará por estar em protocolo de Covid-19, ganhou a posição de Tiago Volpi, começando sete jogos contra três do camisa 1.
Rafinha chegou ao clube, assumiu papel de líder e a posição na lateral direita — Foto: Marcos Ribolli
Na lateral direita, Rafinha foi titular em seis dos sete jogos que fez para o São Paulo. Pelo outro lado, Léo e Reinaldo começaram cinco partidas cada, enquanto Welington iniciou os duelos contra Ituano e Corinthians.
No meio-campo, além de Rodrigo Nestor e Gabriel Sara, Pablo Maia, promovido nesta temporada após ser capitão na Copinha, aparece como dono da posição. O jovem começou cinco dos sete jogos realizados na temporada, incluindo os clássicos com Santos e Corinthians.
No ataque, Alisson, que desfalcou o time diante no fim de semana, começou sete dos oito jogos em que esteve à disposição. Calleri e Rigoni, seis vezes titular, aparecem logo atrás.
Nikão, camisa 10 e um dos principais reforços do ano, começou cinco partidas e deve retornar à lista de relacionados nesta quinta. O meia-atacante ficou fora da vitória contra o Corinthians depois de ser diagnosticado com Covid-19.
Dessa maneira, a provável base é formada por Jandrei, Rafinha, Diego Costa, Arboleda e Léo (Reinaldo); Pablo Maia, Rodrigo Nestor e Gabriel Sara; Alisson, Nikão e Calleri.
Temporal e gol relâmpago: São Paulo vence o Corinthians pelo Paulistão
Todos os titulares nos dez jogos de Ceni:
- Goleiros: Jandrei (7), Tiago Volpi (3)
- Laterais: Rafinha (6), Igor Vinicius (3), Moreira (1), Léo (5), Welington (2) e Reinaldo (5)
- Zagueiros: Diego Costa (7), Arboleda (7) e Miranda (4)
- Meio-campistas: Pablo Maia (5), Gabriel Sara (9), Igor Gomes (4), Rodrigo Nestor (8), Gabriel (2), Patrick (1), Talles Costa (1)
- Atacantes: Alisson (7), Nikão (5), Calleri (6), Eder (4), Marquinhos (1), Rigoni (6) e Juan (1)
LEIA TAMBÉM:
- Wellington Rato cita “contrato até 2026” e rebate rumores sobre saída do São Paulo
- São Paulo deve ceder Galoppo por empréstimo ao Santos; cláusula gera debate entre as diretorias
- Fora de casa, Basquete Tricolor encara o Minas pelo NBB
- Jéssica Soares segue no Tricolor em 2025
- São Paulo encaminha acerto com o meia Oscar