GloboEsporte
José Edgar de Matos
Time assumiu a segunda melhor campanha no geral e pode receber semifinal dentro de casa.
A goleada por 4 a 1 do São Paulo sobre o São Bernardo pode mudar o direcionamento da semifinal do Campeonato Paulista. O resultado no primeiro duelo quartas de final, nesta terça-feira, deixou o Tricolor com a segunda melhor campanha do torneio, o que pode resultar no Morumbi como palco de um dos duelos que definem os finalistas do estadual.
Para isso, o São Paulo torce para não ser ultrapassado pelo Corinthians. Se o rival vencer o Guarani nesta quinta-feira, chegará aos mesmos 26 pontos do Tricolor e poderá ultrapassá-lo no saldo – no momento, a vantagem são-paulina é de um gol. Também existe a chance de o São Paulo avançar à semifinal com a melhor campanha, no caso de o Palmeiras ser eliminado pelo Ituano nesta quarta.
A possibilidade de receber o confronto em casa anima elenco e comissão técnica. O técnico Rogério Ceni, por exemplo, e o atacante Jonathan Calleri fizeram questão de exaltar como o fator casa pode ser importante, ainda mais com a chance de um clássico contra o Corinthians na próxima etapa.
– Para nós é muito importante jogar a semifinal no Morumbi em um jogo só. Muda muito jogar no Morumbi e jogar lá (Neo Química Arena). A torcida, se a gente jogar aqui, vai ter um papel fundamental e vai lotar. A diferença de gols é muito importante – destacou Calleri, autor do quarto gol na partida.
Tricolor pode receber a semifinal no Morumbi — Foto: Marcos Ribolli
– Muda muito jogar aqui. Vamos olhar, e primeiro eles (Corinthians) têm que ganhar do Guarani, claro. Vamos olhar para fazer o melhor no fim de semana, pois é muito importante, pois nos colocaria de novo em uma final de Paulistão – acrescentou o argentino.
Ceni manteve a linha de raciocínio do centroavante argentino sobre como atuar em casa nos jogos eliminatórios pode fazer a diferença
– Contra o Corinthians ou contra o Guarani faria diferença jogar fora de casa. Por isso queríamos um resultado melhor no jogo passado. Hoje fizemos tudo para vencer. Qualquer adversário que tenhamos numa eventual semifinal, logicamente é melhor jogar em casa – destacou o treinador.
Veja a coletiva de Rogério Ceni após a classificação para as semifinais do Paulistãohttps://545cf40fc4e191e23093808aacef9e6b.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
– Fomos a Campinas e perdemos para o Guarani. Não vencemos em Itaquera. O mando de jogo tem algum significado importante – acrescentou Ceni, projetando a semifinal.
Os fatores destacados por técnico e camisa 9 se ampliam em uma análise ainda mais ampla.
Fator casa
O São Paulo embalou três vitórias consecutivas como mandante na temporada (Manaus, Botafogo-SP e São Bernardo). Na temporada, a única derrota diante do torcedor ocorreu contra o Palmeiras.
Torcida
O apoio dos torcedores, tão valorizado por Ceni e Calleri, também se encontra nos números. Diante do São Bernardo, quase 30 mil pessoas estiveram no Morumbi.
O maior público do Paulistão foi no estádio, quando pouco mais de 46 mil pessoas compareceram ao clássico entre São Paulo x Palmeiras.
Em uma semifinal, ainda mais com a chance de outro clássico, a casa deverá novamente encher.
Torcida do São Paulo em jogo contra o São Bernardo — Foto: Marcos Ribolli
Jejum em Itaquera
Projetando um possível duelo contra o Corinthians, atuar em casa é fundamental. O São Paulo nunca venceu na Neo Química Arena. Em compensação, não perde há cinco anos para o rival alvinegro no estádio do Morumbi.
Exemplo no título
Decidir em casa é importante no Paulistão, e o São Paulo tem o próprio exemplo do ano passado, quando quebrou um jejum de quase nove anos sem troféus ao levantar o título da competição.
Melhores momentos: São Paulo 2 x 0 Palmeiras pela final do Campeonato Paulista 2021
O time jogou em casa nas quartas (Ferroviária) e na semi (Mirassol), ambas decisões em jogos únicos. Na final contra o Palmeiras, após empate sem gols na ida, fora de casa, o Tricolor assegurou o título vencendo no Morumbi.
LEIA TAMBÉM:
- Sem Rafinha, Calleri deve herdar de vez a braçadeira de capitão do São Paulo em 2025
- Pablo Maia finaliza período de treinos com o sub-17 do São Paulo em Cotia: “Vontade de estar bem”
- Vitória acerta a contratação de Wellington Rato, do São Paulo
- Entenda como saída de Rafinha altera planejamento do São Paulo
- Empresário de Alan Franco diz que espera reunião para tratar de renovação com o São Paulo